rádio e tv

Páginas: 13 (3106 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2013
FIAM FAAM – Curso de Rádio, TV e Vídeo.








Resenha sobre o livro “A televisão levada a sério”
de Arlindo Machado














São Paulo
2013
Biografia do autor: Arlindo Machado

Arlindo Machado é doutor em comunicações e professor do programa de pós-graduação em comunicação e semiótica da PUC/SP e do Departamentode Cinema, Rádio e Televisão da ECA/USP. Seu campo de pesquisas abrange o universo das chamadas "imagens técnicas", ou seja, daquelas imagens produzidas por meio de mediações tecnológicas diversas, tais como a fotografia, o cinema, o vídeo e as atuais mídias digitais e telemáticas. Sobre esses temas, publicou os livros Eisenstein: Geometria do Êxtase (Brasiliense), A Ilusão Especular (Brasiliense),A Arte do Vídeo (Brasiliense), Máquina e Imaginário: O Desafio das Poéticas Tecnológicas (Edusp), El Imaginario Numérico (Eutopias, Valência), Video Cuadernos (Nueva, Buenos Aires), Pré-cinemas & Pós-cinemas (Papirus), A Televisão Levada a Sério (Senac), O Quarto Iconoclasmo (Contracapa), El Paisaje Mediático (Rojas, Buenos Aires), além de inúmeros artigos em revistas como Dispositio, TheIndependent, Chimaera, Acta Poetica, Epipháneia, World Art, Leonardo e Performance Research. É também co-autor de Os Anos de Autoritarismo: Televisão e Vídeo (Zahar) e Rádios Livres: a Reforma Agrária no Ar (Brasiliense). Foi crítico de fotografia e vídeo na Folha de S.Paulo durante o período de 1984 a 1986. No terreno das artes, foi curador das exposições Arte e Tecnologia (MAC, São Paulo, 1985),Cinevídeo (MIS, São Paulo, 1982, 1983), A Arte do Vídeo no Brasil (MAM, Rio de Janeiro, 1997), Arte e Tecnologia e Investigações: o trabalho do artista (Itaú Cultural, São Paulo, 1997 e 2001). Organizou várias mostras de arte eletrônica brasileira para eventos internacionais como Getxoko III (Bilbao), Arco 91 (Madri), Art of the Americas (Albuquerque) e Brazilian Video (Washington). Participou do corpode jurados de festivais como Videobrasil (São Paulo), FórumBHZVídeo (Belo Horizonte), Bienarte (Córdoba) e Artes Electrónicas (Buenos Aires). Dirigiu seis filmes de curta metragem em 16 e 35 mm e três trabalhos de multimídia em CD-ROM. Recebeu o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte, em 1995.
Fonte: http://www.cibercultura.org.br/tikiwiki/tikiindex.php?page=Arlindo%20Machado

Resenha sobre“A Televisão levada a sério” de Arlindo Machado

Referencia:

Livro: A televisão Levada a Séria
Autor: Arlindo Machado
Número de páginas: 248
Editora: Senac São Paulo

A maioria dos estudos publicados sobre televisão a aborda como uma tecnologia de difusão ou um empreendimento mercadológico, como um sistema de controle político-social ou sustentáculo do regime econômico. Esse livro secaracteriza por analisar a televisão com foco no seu conteúdo, no conjunto dos trabalhos audiovisuais que ela efetivamente produz e difunde, colocando a qualidade como a questão principal a ser avaliada.

Arlindo Machado, em seu livro “A televisão levada a sério”, se propõe a pesquisar a televisão de uma forma diferente, que parte do pressuposto que a televisão é algo que não é bom, com programasfracos e pobres de conteúdo e banalizados de uma forma geral. Leva a discussão de quão interessante pode ser o fenômeno: este meio é e será sempre que fizermos dele. Quando escolhemos o que vamos ver ou fazer, quando decidimos o que vai merecer atenção e esforço de interpretação, ou mesmo quando discutimos, rejeitamos ou apoiamos determinadas políticas de comunicação, estamos contribuindo para aconstrução de um conceito e uma prática de televisão. Para o autor, pode-se ter um grande afeto pela televisão sem que se façam concessões à banalidade e sem correr riscos de parecer um alienado e ignorante, devemos ver além do que realmente ela significa e saber diferenciar tudo aquilo que nos proporciona, podendo captar o que nos acrescentará de útil e agradável, e que de alguma forma nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • radio e tv
  • radio e tv
  • Rádio e Tv
  • Rádio e tv
  • Radio e tv
  • O que é Radio e Tv
  • Radio e tv
  • Radio e tv

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!