qwerwqer

329 palavras 2 páginas
Questões propostas
Quais são os tipos de destilações para separação de misturas possíveis? Que tipo pode ser utilizada para separar sólidos de líquidos? Que tipo tem maior eficiência para separação de líquidos com pontos de ebulição próximos e por quê?
Destilação simples e destilação fracionada; Destilação simples; Destilação fracionada, pois, se fosse utilizado o processo de destilação simples, já que o mesmo é um processo que se baseia na diferença dos pontos de ebulição, não se teria um resultado satisfatório. Já na destilação fracionada, devido a coluna de fracionamento, tem-se o processo de condensação do vapor varias vezes, o que faz com que o líquido menos volátil, mesmo tendo um ponto de ebulição próximo ao do mais volátil, não consegue se vaporizar no mesmo instante.
Que fatores contribuem para a eficiência da coluna de fracionamento?
Sabe-se que a eficiência da coluna é dada pelo número de vezes em que ocorre o processo de “vaporização/condensação”, ou seja a quantidade de pratos teóricos pode aumentar a eficiência da mesma.
O que é altura equivalente a um prato teórico?
É a altura que corresponde a um desses ciclos de “vaporização/condensação”
Construa uma tabela com os dados obtidos de temperatura a cada 3 mL de amostra coletada. Tire suas conclusões sobre o que está acontecendo conforme o resultado.
T(°C)
V(mL)
82
3
82
6
82
9
83
12
86
15
89
18
103
21

Observando-se a tabela, tem-se que a temperatura se mantém praticamente constante, nos 18 primeiros mL destilados, o que indica que nesse intervalo, só temos a coleta do líquido mais volátil, depois de um certo tempo tem-se um aumento brusco na temperatura (89°C-103°C) o que indica o começo da coleta do líquido menos volátil.

http://www.iq.unb.br/
http://www.mundoeducacao.com/quimica/destilacao-simples-fracionada.html

Relacionados