qwertyasdfg

696 palavras 3 páginas
Falta de Moradia no Brasil
A questão da falta de moradia em nosso país é de fato um problema que atinge a grande maioria da população brasileira, não obstante, o governo lançou um projeto chamado “minha casa minha vida”; todavia, inúmeros brasileiros permanecem sem moradia ou em uma situação lastimável de habitação, pagando aluguel ou passando a invadir áreas públicas e privadas como saída, para uma sobrevivência caótica e limitada financeira e, consequentemente, socialmente.
O salário mínimo - cujo valor ainda é bastante limitado para arcar com as despesas básicas para uma vida com o mínimo de segurança, saúde, educação e dignidade – se quer é recebido pela maioria dos cidadãos, que enfrentam uma longa jornada de trabalho para ganhar muito menos, de acordo com o que podemos observar em jornais, revistas, telejornais, pesquisas, dentre outros meios de informação e comunicação. Desta forma, com uma renda de pouco mais de R$ 400,00 que somando outras despesas como de água, alimentação e luz, grande parte do povo brasileiro passa pelas maiores dificuldades para sobreviver, por isso muitos vivem em empregos e moradias clandestinas ou se refugiam em prédios abandonados.
Nas grandes e nas médias cidades do país é muito comum se deparar com favelas, pessoas que moram na rua, cujo único pertence na maioria das vezes não passa de um cobertor se abrigando embaixo de viadutos e pontes. No ano de 2005, o número era de trinta e três milhões de pessoas que não possuíam moradia. Esse veio aumentando, pois cada vez mais o capitalismo adquire mais vigor e os imóveis se tornam mais caros.
Comumente, constatam-se casos em que além da situação lastimável na qual se encontram famílias sem teto surgem pessoas com o intuito de se aproveitarem da fragilidade econômica e psicológica delas, impondo valores por terrenos sem lhes dar em troca nenhum documento que comprove a propriedade do terreno. Assim sendo, famílias passam a erguer casas em terrenos habitados indevidamente, como se

Relacionados