Química dos Oraganometálicos

802 palavras 4 páginas
QUÍMICA DOS ORGANOMETÁLICOS Compostos organometálicos nada mais são do que compostos que possuem ao menos uma ligação metal-carbono. Possuem uma característica marcante, que são suas propriedades mais semelhantes à moléculas orgânicas do que a seus sais inorgânicos. Estes compostos se apresentam nos elementos metálicos(com exceção do boro, como será visto adiante) contidos nos blocos s e p da tabela periódica. Resumem-se aos grupos 1, 2, 13, 14 e 15. Será discorrido, a seguir, as particularidades dos principais organometálicos contidos nos elementos de cada um desses grupos:

Grupo 1: Notam-se a formação de diversos compostos organometálicos, sendo estes instáveis na água e pirifóricos no ar. Formam-se com compostos orgânicos doadores de prótons (próticos) e são preparados em solventes orgânicos. O lítio, com suas alquilas e arilas, compõe os organometálicos mais importantes de todo o Grupo I. Possuem baixos pontos de fusão, alta estabilidade térmica e forma líquida, sendo solúveis em solventes orgânicos apolares. São muito usados na síntese de fármacos e outros medicamentos, na polimerização de borrachas, entre diversos outros usos. O sódio e o potássio, reagindo com espécies aromáticas, formam compostos com cores intensas. Esses mesmos elementos também são capazes de formar alquilas, através do processo de transmetalação, tendo como ponto de partida os compostos alquilmercúrio.

Grupo 2: O Berílio forma compostos organometálicos pirofóricos no ar e instáveis em água, preparados tanto pela transmetalação com o metilmercúrio em solventes hidrocarbonetos quanto pela troca de halogênio ou determinadas reações de metátese. Dois importantes organoberilios são o metilberílio, Be(CH3)2, que em fase vapor é um monômero, adotando estrutura linear em solventes hidrocarbonetos e polimerizando em fase sólida e o beriloceno, (C5H5)2Be, que possui uma estrutura similar ao ferroceno, apesar de sua estrutura ser diferente. Os haletos de alquilmagnésio e

Relacionados