Quyestões do documentário "Cabra Marcado para Morrer"

890 palavras 4 páginas
Centro Universitário UMA
Curso: Jornalismo Multimídia
Disciplina: História e Política Contemporânea

Seminário do documentário “Cabra Marcado Para Morrer”.

1- Explique em medida, para o grupo, a frase seguinte pode ou não ser considerada adequada para caracterizar o documentário “Cabra Marcado para Morrer”:
“ao trabalhar com vestígios, com a fragmentação dos fatos e com a memória desses fatos, Coutinho recupera o passado, transforma o presente e prepara o futuro” (YAKHINI, 2000, p.2).
Justifique a resposta com ajuda de trechos do documentário.

A produção do documentário foi iniciada em fevereiro de 1964 e interrompida no mesmo ano pelo regime militar. Ao reiniciar os trabalhos dezessete anos depois, Coutinho o fez pegando fragmentos que foram gravados na época, que mostravam parte da história de João Pedro Teixeira, líder da liga camponesa de Sapé, na Paraíba, que fora assassinado em 1962. Nesse tempo, João lutava para que os trabalhadores rurais obtivessem direitos que lhe eram negados. No ano de 1981, Coutinho retomou as filmagens juntando aos antigos pedaços, as filmagens das diversas reações que a população local teve ao rever as filmagens feitas dezessete anos atrás. Posteriormente, entrevista Elizabeth Teixeira, viúva de João Pedro Teixeira, que além de relatar sua visão dos fatos da época, também fez reflexões acerca do futuro.

João Virgílio Silva, companheiro de João Pedro Teixeira: “Os defuntos aqui eram enterrados num caixão emprestado da prefeitura. A gente tomava emprestado ao prefeito para poder enterrar e devolvia depois...”.“Nos reunimos e criamos a Sociedade Agrícola e Pecuária dos Plantadores de Pernambuco, porque se “botássemos” o nome de sindicato na época, a gente era morto”.
Eduardo Coutinho (em 1981): “Improvisamos a projeção do material filmado em 1962 e 64 para a comunidade do engenho. Os atores do filme eram nossos convidados para a projeção.
Elizabeth Teixeira: “A luta é que não para. A mesma necessidade

Relacionados