Qustionário cap 03 - economia

469 palavras 2 páginas
Respostas Questionário Capítulo 03

1 – Demanda é a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. A relação matemática entre a quantidade demandada e o preço do bem ou serviço define a Função Demanda. A diferença entre demanda e quantidade demandada é que por demanda entende-se toda a curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada devemos entender um ponto específico da curva relacionando preço a uma quantidade.

2 – Funciona. Existem produtos classificados como bens de consumo saciado, que as vendas sempre vão aumentar devido ao aumento da população, quantidade demandada aumenta, e que mesmo que o valor aumente o consumidor não pode viver sem eles, são exemplos o arroz, feijão, farinha entre outros.

3 – A Função oferta de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade ofertada e o preço desse bem ou serviço. Além do preço do bem, a oferta de um bem ou serviço é afetada pelos custos dos fatores de produção (matérias-primas, salários, preço da terra), por alterações tecnológicas e pelo aumento do número de empresas no mercado.

4 – Porque visa proteger os produtores agrícolas de flutuações dos preços de mercado, evitando uma redução na renda agrícola no caso de uma queda acentuada nos preços provocada, por exemplo, por uma superprodução dadas condições climáticas favoráveis. O governo pode adotar a Politica de Compra (Comprar o excedente ao preço mínimo) e a Politica de Subsídios (pagar subsídio no preço).

5 – a) Os fatores que influenciam o grau de elasticidade-preço da demanda são: Disponibilidade de bens substitutos, Essencialidade do bem, Importância do bem quanto a seu gasto no orçamento do consumidor. b) Porque o sal é um bem essencial, não há bens substitutos disponíveis e sua importância no gasto do orçamento é desprezível. c) Porque a demanda se reduz menos que proporcionalmente a elevação dos preços, de modo

Relacionados

  • V34suplemento
    343142 palavras | 1373 páginas