QUMICA1

795 palavras 4 páginas
Parafina
A parafina é um derivado do petróleo de cor clara. Essa palavra pode ser usada com um sinônimo para alcano.
Alcanos são os compostos orgânicos formados apenas por Carbono e Hidrogênio (hidrocarboneto) de cadeia aberta e apenas ligações saturadas, ou seja, apenas ligações simples entre os elementos. Explicando de acordo com o arranjo dos átomos, pode-se dizer que nos alcanos, todos os átomos de carbono se encontra na sua forma sp3, fazendo quatro ligações de mesmo tamanho em um formato espacial de um tetraedro. A fórmula geral para esse tipo de composto é CnH2n+2. A temperatura ambiente ela se encontra no estado sólido, passando para o estado líquido a partir de 37°C.

Metano
O metano também conhecido como gás natural ou gás dos pântanos, é um gás representado pela fórmula química CH4, incolor, de odor fraco a levemente adocicado, altamente inflamável, estável, praticamente insolúvel em água e solúvel em solventes orgânicos (álcoois, benzenos, ésteres e gasolina). Trata-se do composto mais simples e abundante do grupo dos hidrocarbonetos.

Propano
O propano consiste num hidrocarboneto alifático saturado, de fórmula CH3CH2CH3. Possui um ponto de fusão de -190 ºC e um ponto de ebulição de -42 ºC. É um gás incolor e inodoro, terceiro membro da série dos alcanos, que se obtém como subproduto na produção do coque e nas refinarias de petróleo. Apresenta-se comercialmente na forma líquida, em garrafas de aço. Utiliza-se para iluminação e aquecimento, em síntese orgânica e para o fabrico de propeno e de etileno.

Butano
O butano é um hidrocarboneto gasoso,composto orgânico cujos átomos de carbono se encontram dispostos em cadeias lineares. Fórmula C4H10 é um gás altamente inflamável, portanto deve ser manuseado de maneira correta.

Etano
O etano é a molécula mais simples dos alcanos, que são hidrocarbonetos de cadeia aberta que apresentam apenas ligações simples. Fórmula C2H6 trata-se de uma molécula que apresenta dois átomos de carbono, ligados entre si por meio

Relacionados