Quincas Borbas

Páginas: 9 (2145 palavras) Publicado: 1 de junho de 2014
INSTITUTO ADVENTISTA DE MANAUS











ANÁLISE LITERÁRIA DA OBRA “QUINCAS BORBA” DE MACHADO DE ASSIS












Manaus
2013
FÁBIO MAGALHÃES DA GAMA











ANÁLISE LITERÁRIA DA OBRA “QUINCAS BORBA” DE MACHADO DE ASSIS












Manaus
2013
SUMÁRIOENREDO..............................................................................................................1
ANÁLISE DOS PERSONAGENS.......................................................................2
TEMPO.................................................................................................................3
ESPAÇO...............................................................................................................4NARRAÇÃO........................................................................................................5
CLÍMAX DA OBRA............................................................................................6
RETRATO DA SOCIEDADE..............................................................................7VEROSSIMILHANÇA.........................................................................................8
ANÁLISE DA LINGUAGEM..............................................................................9
TEMATICA DA OBRA......................................................................................10
ASSOSSIAÇÃO COM AS IDEIAS DO MOVIMENTO...................................11
IMPORTÂNCIA DA OBRA PARA A LITERATURA BRASILEIRA............12












INTRODUÇÃOEste trabalho tem como por objetivo analisar a obra Qincas Borba, de Machado de Assis. Considerado o romance mais objetivo de Machado de Assis, e umas das obras pioneiras do Realismo no Brasil.

























1. ENREDO

Esta obra possui uma ligação com seu livro anterior, Memórias Póstumas de Brás Cubas. O livro se inicia contando a historia deQuincas Borba, um homem culto, um filosofo humanitista. Este se muda para uma cidade de Minas Gerais, Barbacena, onde casa-se com uma viúva. Certo tempo depois, ela vem a falecer, deixando Quincas com seu irmão, Rubião.
Rubião é o único amigo de Quincas Borba. Com o passar do tempo, ele fica doente, e Rubião é o encarregado para cuidar dele. Em uma viagem ao Rio de Janeiro, Quincas Borba falece,deixando à Rubião todos os seus bens, inclusive seu fiel animal de estimação.
Durante a narrativa, Rubião demonstra não ter muito controle sobre seu dinheiro. Em uma viagem ao Rio, com objetivo de cuidar de seu inventário, Rubião conhece no trem, um casal que a primeira vista parece solidário. São eles Sofia e Cristiano Palha. Sofia é uma mulher de grande beleza, e Rubião logo fica atraído por ela.O interesse do casal é subir na escala social. Logo, nada melhor do que fazer amizade com Rubião. Após a primeira visita à residência do casal, Rubião é convidado a ir outras vezes, e passar a frequentar o local assiduamente. Decide então se mudar para Botafogo. Compra uma casa luxuosa e tem a ajuda da bela Sofia, aparentemente desinteressada para mobilhá-la.
Pouco a pouco, o casal consegue irascendendo na escala social, tudo à custa do dinheiro de Rubião. Este está tão cegamente apaixonado por Sofia, que não percebe os reais interesses do casal.
Certa noite, durante um baile, Rubião toma coragem e decide declarar-se à Sofia. A mulher está acostumada a ter os homens aos seus pés, porém, fica surpresa com a atitude de Rubião. Ele fala a ela sobre seus sentimentos, e tenta beijá-la.Sofia fica assustada, e após os momentos silenciosos que se seguiram à declaração, ela o chama para voltarem à festa, deixando claro então, que não esta interessada nele.
Sofia conta ao seu marido sobre a atitude de Rubião. Cristiano fica enciumado, e Sofia insiste em cortarem de vez relações com ele. Cristiano conta-lhe então, que Rubião ainda é útil aos negócios, e relata o fato de que também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quincas borba
  • Quincas borba
  • Quincas borba
  • Quincas borba
  • Quincas Borba
  • Quincas Borba
  • quincas borba
  • Quincas borba

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!