Quimiica analitica 1 grupo

1360 palavras 6 páginas
Universidade Federal do Piauí
Departamento de Química – CCN
Química analítica qualitativa 220.668
Profª Cleide Maria da silva Leite

Identificação de cátions do grupo II (Mg2+, Ba2+, Ca2+, Sr2+)

Rafael Rocha da Cruz Lima

Teresina20/05/2011

Resumo
A identificação dos cátions do grupo II (Mg2+, Ba2+, Ca2+, Ca2+, Sr2+) é feita de duas maneiras, por meio de via úmida, onde são encontrados os cátions a partir de precipitados, mudanças de coloração e por formações de fumos brancos; e por via seca, no qual é observado a partir das cores da chama quando colocado o cátion em contato com o bico de bunsen, .

1. Introdução Os íons dos metais alcalinos Na+ e K+ são os maiores cátions do período à que pertencem, possuem carga pequena e a estrutura de gás nobre. Por esses motivos, têm uma fraca atração por ânions e moléculas, e como conseqüência a maioria de seus sais são solúveis em água e seus íons raramente formam complexos. O íon amônio está incluído neste grupo porque apresenta propriedades semelhantes. Este grupo de cátions não possui um reagente específico para separá-los e a identificação de cada um deve ser feita numa solução contendo todos os íons sem prévia separação.
Propriedades dos cátions do Grupo I Sódio: O Sódio pertence ao grupo dos metais alcalinos (IA) da tabela periódica. Em estado livre, é um metal prateado e branco. Mais leve que a água e tão mole quanto o fósforo branco, pode ser cortado, a temperatura ambiente, com uma faca. É encontrado em combinação com os elementos em numerosos compostos naturais, como o sal de cozinha (NaCl, cloreto de sódio). Inicialmente conhecido sob a forma de cloreto e carbonato de sódio, o

Relacionados

  • Estudo das propriedades dielétricas e de bloqueio das monocamadas automontadas
    31984 palavras | 128 páginas