Quimico

Páginas: 8 (1999 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
RELATÓRIO DE QUIMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL

REGRAS DE SOLUBILIDADE

Objetivo:

O objetivo desta prática é estabelecer regras de solubilidade de sais e reconhecer alguns íons através de seu comportamento frente a alguns reagentes específicos.

Introdução Teórica:

Átomos de diversos elementos químicos apresentam diferentes tendências para atrair elétrons. A capacidade que os átomos deum determinado elemento possuem para atrair elétrons é denominado eletronegatividade.
Há várias décadas, químicos se preocupavam em estabelecer escalas numéricas para expressar eletronegatividade, sendo a mais importante a que foi elaborada por Linus Pauling. A partir dos valores propostos por Pauling, pode-se construir a fila de eletronegatividade abaixo:

F > O > N = Cl > Br > I = S = C > P =H  metais
_______________________________________________
eletronegatividade crescente

As substâncias iônicas são compostos formados por partículas com carga elétrica positiva (íons positivos ou cátions) e or partículas com carga elétrica negativa (íons negativos ou ânions) sendo que essas partículas se mantêm ligadas uma das outras por força de natureza elétrica.Isso não ocorre com substâncias covalentes, nestas as moléculas não são partículas com cargas elétricas embora apresentem pólos elétricos (moléculas polares) ou não (moléculas apolares).
As moléculas apolares não sofrem desvios por ação de campos desviados pela ação de compostos elétricos, pois suas forças se cancelam.
Nas moléculas polares há formação de um dipolo elétrico, portanto pode-seestabelecer uma regra geral:

“SUBSTÂNCIA POLAR ENDE A SE DISSOLVER BEM EM OUTRA SUBSTÃNCIA POLAR”

“SUBSTÂNCIA APOLAR TENDE A SE DISSOLVER BEM EM OUTRA SUBSTÃNCIA APOLAR”

Em uma molécula de HCl, devido à diferença de eletronegatividade entre H e Cl, essa molécula é polar. Sua extremidade negativa atrai a extremidade positiva de outra molécula vizinha, essa força de atração entre osdipolos das moléculas é chamada interação dipolo-dipolo, assim no HCl liquido ou sólido são essas forças que mantêm as moléculas unidas, o mesmo ocorrendo em todas substâncias polares.
Quando, em uma molécula, ter o hidrogênio ligado a um dos três elementos mais eletronegativos (F, O, N), haverá uma grande polarização dessa ligação, o que acarretará no hidrogênio uma grande deficiência de elétrons.Essa deficiência leva o hidrogênio a interagir com o par de elétrons de outra molécula vizinha, resultando numa interação extraordinariamente forte entre as moléculas, chamada de “ponte de hidrogênio”, formando uma interação mais forte do que as forças dipolo-dipolo. Na água (H2O), no fluoreto de hidrogênio (HF) e na amônia (NH3), líquidos ou sólidos, essas forças que mantém as moléculas unidas.“Pontes de hidrogênio são interações que ocorrem entre moléculas que apresentem átomo de hidrogênio ligado a átomos de flúor, oxigênio ou nitrogênio”


Materiais e Reagentes:

Para esta prática será necessário diversos tubos de ensaio, bico de bunsen, béquer de 100 ml, ácido clorídrico diluído (HCl), ácido nítrico diluído (HNO3), ácido sulfúrico diluído (H2SO4), ácido acético (CH3COOH),sulfeto de sódio (Na2S), carbonato de sódio (Na2CO3), iodeto de potássio (KI), hidróxido de sódio (NaOH), hidróxido de amônio diluído (NH4OH), nitrato de chumbo (Pb(NO3)2), sulfato de cobre (CuSO4), hidróxido de bário (BaOH)2), cloreto de sódio (NaCl), nitrato de prata (AgNO3).

Procedimento Experimental:

1) Em um tubo de ensaio, adicionar 5 gotas de solução de Ag+ e 5 gotas de HCl(d).Agitar com bastão de vidro. Anotar o resultado. Repetir o procedimento acima, substituindo a solução de Ag+ pelas soluções de Pb2+, Cu2+, Ba2+ e Na+.
2) Em um tubo de ensaio, adicionar 5 gotas de solução de Ag+ e 5 gotas de HNO3(d). Agitar com bastão de vidro. Anotar o resultado. Repetir o procedimento acima, substituindo a solução de Ag+ pelas soluções de Pb2+, Cu2+, Ba2+ e Na+.
3) Em um tubo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimico
  • Quimico
  • Químico
  • Químico
  • quimicos
  • Químico
  • Quimicos
  • Quimico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!