Quimico

Páginas: 4 (801 palavras) Publicado: 21 de junho de 2013
1. Introdução
Os indicadores de adsorção foram introduzidos por Fajans. São corantes orgânicos, ácidos ou bases fracos (aniônicos ou catiônicos, respectivamente), que acusam o ponto final atravésde uma mudança de coloração sobre o precipitado. A mudança de coloração se deve à adsorção ou à dessorção do corante como consequência de uma modificação da dupla camada elétrica em torno daspartículas do precipitado na passagem do ponto estequiométrico. Assim, o aparecimento ou o desaparecimento de uma coloração sobre o precipitado servem para sinalizar o ponto final da titulação.
Um indicador deadsorção do tipo aniônico é a fluoresceína, que pode ser empregada para acusar o ponto final na titulação de cloreto com nitrato de prata. Em solução aquosa, aquele composto se dissocia parcialmente,fornecendo íons hidrogênio e fluoresceínato; a solução aquosa é verde-amarelada.

Fig.: Representação da dupla camada elétrica em torno da partícula de AgCl.
A figura representa a dupla camadaelétrica em torno de uma partícula de cloreto de prata em presença de excesso de íons Cl- (a) e em presença de íons Ag+ (b). No primeiro caso, a partícula adsorve, primeira e primariamente, íons Cl-,íons Cl- (reticulares) e, secundariamente, uma quantidade equivalente de cátions. No segundo caso, a partícula adsorve, primariamente, íons Ag+ (reticulares) e secundariamente, uma quantidade equivalentede ânions.
Em uma titulação até o ponto estequiométrico, o ânion fluoresceinato não é apreciavelmente adsorvido pelo precipitado; e aquele ânion é repelido pelas partículas de AgCl negativamentecarregadas com a adsorção de íons Cl-.
A solução apresenta, então, coloração verde-amarelada. Sobrepassado, todavia, o ponto estequiométrico, as partículas de AgCl tornam-se positivamente carregadascom a adsorção de íons Ag+; nestas condições, os ânions do corante são adsorvidos secundariamente.
O ponto final é acusado pela mudança de coloração sobre o precipitado, que passa de branco a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimico
  • Quimico
  • Químico
  • Químico
  • quimicos
  • Químico
  • Quimicos
  • Quimico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!