Quimicas

Páginas: 13 (3087 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Química Orgânica Experimental, 2014.


QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL – PREPARAÇÃO DA ACETANILIDA PROTEÇÃO DO GRUPO FUNCIONAL E PREPARAÇÃO DA p-NITROANILINA, SEPARAÇÃO DOS ISOMEROS ORTO E PARA POR CRISTALIZAÇÃO


David Brito, Raquel Alpi e Samanta Medeiros Brandão.
Curso de Química, Centro Universitário UNIFIEO
Av. Franz Voegeli, 300 – Vila Iara – OSASCO-SP



A Química OrgânicaExperimental é uma disciplina que contempla o estudo dos compostos orgânicos tanto na teoria como na prática. Muito utilizado a técnica de recristalização, que é uma purificação. Essa técnica se baseia em encontra um solvente que dissolva o sólido enquanto está quente, o mesmo solvente não deverá dissolve-lo enquanto está frio.

Palavras chaves: Recristalização, solubilidade de composto em diversossolventes, ponto de fusão.

Introdução

Sabemos que existem muitos compostos orgânicos na natureza, que a primeira vista pode parece pertencer ao mesmo grupo funcional, porém, cada um tem suas características químicas, que se comportam de diferentes maneiras em reações com um mesmo reagente. É possível identificá-los, basta realizar testes de solubilidade, recristalização, teste de ponto defusão entre outras técnicas.

Ponto de fusão e determinação

Ponto de fusão é a temperatura em que o primeiro cristal começa a se fundir até a temperatura em que o último cristal desaparece (pf), exemplo pf 147 – 149°C. Se a diferença do ponto de fusão inicial e o final for muito alto, pode indicar um composto impuro. Se tem um composto sólido desconhecido, determine o ponto de fusão,pode-se encontrar os pontos de fusão teóricos em Hand Books e catálogos, e assim descobrir de qual composto se trata. O composto deve estar em estado sólido!
Normalmente, é realizado em tubos finos de extremidades fechadas (tubos capilares). Uma das pontas do tubo deve ser fechado, usando um combustor. Existem diversos aparelhos para determinação do pf, exemplos: Mel-Temp, Fisher-Johns, Thomas-Hoovere Thiele.


Recristalização

A essência de uma recristalização é a purificação. Uma vez que os compostos contaminados, impuros, tenham sido limpos, purificados, eles podem então aparecer em publico novamente. Essa técnica consiste em encontrar um solvente que dissolva o sólido enquanto está quente, esse mesmo solvente não deve dissolvê-lo enquanto está frio, o solvente frio deve manter asimpurezas dissolvidas para sempre.

Extração

A extração é umas das operações mais complexas realizadas em laboratório de Química Orgânica Experimental. A extração de lavagem são realmente a mesma operação, mas cada uma conduz a um final diferente. Na extração, é necessário dois líquidos ou duas soluções, que sejam insolúveis um no outro, ou seja, os dois líquidos formam duas camadas. Nuncajogue fora qualquer camada até a absoluta certeza que não vai precisar delas novamente.

Parte Experimental

Solubilidade de solventes em água

Esse experimento consiste em analisar a solubilidade de diversos solventes em água, a partir do seguinte procedimento:
Separar 8 tubos de ensaios médios, enumerar cada tubo, colocar 5 ml dos seguintes solventes, um em cada tubo de ensaio:

Tubo 1:Solução de hidróxido de sódio 5%;
Tubo 2: Solução de ácido clorídrico 5%;
Tubo 3: Etanol;
Tubo 4: Acetato de etila;
Tubo 5 : Acetona;
Tubo 6: Éter dietílico;
Tubo 7: Clorofórmio;
Tubo 8: Diclorometano.

Adicionar a cada um dos oito tubos de ensaio, 5 mL de água e agitar. Observar se as soluções são homogêneas ou heterogêneas, se for heterogêneas identificar a fase orgânica e a aquosa naparte inferior ou superior.
Foi observado o seguinte, relatado na tabela 1.

Tabela 2: Mistura de solventes orgânicos e água
Ensaio
Fase Orgânica (FO)
(FA)
(FH)
Tubo1


ok
Tubo 2


ok
Tubo 3


ok
Tubo 4
Acetato de etila
Água

Tubo 5


ok
Tubo 6
Èter dietilico
Água

Tubo 7
Clorofórmio
Àgua

Tubo 8
Dilclorometano
Àgua


Teste de solubilidade do ácido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!