Quimica
Empregos
Estágios
Concursos Públicos
Eventos
Frases
Ferramentas
Produção acadêmica
Onde Estudar?
Tópicos
Perguntas e Respostas
Testes
Enquetes
Guia de Soluções
Revista
Shopping
Anuncie
Criar conta Login
FacebookTwitterGoogle
Top of Form
E-mailSenha
Entrar
Recupere sua senha
Bottom of Form
Artigos
Top of Form
Buscar
Bottom of Form
Início
Administração e Negócios
Marketing
Economia e Finanças
Acadêmico
Carreira
Cotidiano
Tecnologia
Entretenimento
TV
Notícias
Entrevistas
Artigos
Infográficos
Início
Artigos
Administração e Negócios
A importância da psicologia organizacional.
As organizações como um todo buscam um estado de equilíbrio interno para enfrentar os desafios do ambiente externo. A psicologia organizacional cada vez mais cumpre um papel importante e decisivo na formação de pessoas e de um ambiente organizacional favorável para lidar com a adversidade.
Adriano Rissi, 21 de agosto de 2010
inShare0
Contribuições da Psicologia Organizacional
Entre as contribuições da psicologia organizacional vale ressaltar sua importância para o entendimento do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.
A psicologia industrial teve como um dos precursores Hugo Mustenberg, autor do livro "Psychology of industrial efficiency" despertando a importância dos testes vocacionais, posteriormente outros como Mary Parket Follet pioneira nos estudos das relações humanas com ênfase na gestão do conflito, Chester Irvirng Barnard autor da teoria da cooperação, Elton Mayo com a experiência de Hawthorne que destaca a influência das relações humanas no desempenho do trabalho, Freud com a teoria da personalidade, John Watson com a teoria do comportamentalismo, Festinger com a teoria da dissonância cognitiva, Maslow com a teoria das nescesidades humanas, Frederick Herzberg com o estudo dos fatores motivadores e fatores higiênicos, Douglas Mc Gregor com a teoria X e Y e Renis Likert com a tipologia dos sistemas administrativos. Seguindo este liame de idéias e