quimica

Páginas: 8 (1966 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Equipamentos Básicos de Laboratório
(Vidrarias)


INTRODUÇÃO
Em aulas experimentais, onde se utiliza de laboratório seja ele um laboratório próprio para a realização dessa pratica, ou até em sala de aula, necessitam, de devidos cuidados para que não ocorra danos ao profissional que esta atuando e mais quem é o participante, como um aluno, dessa pratica, para isso é necessário que se façao devido uso dos matérias que são próprios para tais praticas laboratoriais, para que evite acidentes e ajude de forma adequada a chegar no ponto necessário de tal aula, ou procedimento realizado em um laboratório. E um Químico deve estar ciente no que é utilizado cada equipamento, quais as regras que cada um contém no que ele pode ser e não ser utilizado e assim por diante.
É necessário queesse profissional possua certo conhecimento do local, de seus riscos não efetuando um bom trabalho dentro do mesmo. E para que isso ocorra ele não deve realizar essas atividades sem a proteção dos EPI’s (Equipamentos de proteção individual) e dos EPC’s (Equipamentos de proteção coletiva), e, conhecer as vidrarias que, devem ser empregados de modo adequado, para evitar danos materiais e pessoais. Aescolha de escolha de um determinado aparelho, vidraria ou material depende dos objetivos e das condições em que o experimento será executado. Entretanto, na maioria dos casos, o experimentador deve fazer a associação entre equipamento e finalidade.
Portanto, grande parte dos equipamentos básicos de laboratório, que são chamados de “vidrarias”, são os instrumentos de vidro cristal ou temperado,para que as medidas sejam exatas e precisas e no recipiente não reaja com a substância contida no mesmo. Além dos instrumentos de vidros, dentro de um laboratório há também os materiais de metal que são utilizados para servir de suporte no manuseio das demais vidrarias, os materiais plásticos, de borracha ou de materiais de porcelana que são fontes de aquecimento (CIENFUEGOS, 2005).
Por isso,partindo do pressuposto que o químico deverá conhecer as vidrarias, e as suas funções, tal afirmação evidencia claramente que o profissional da área química, ele atua no desenvolvimento de processos de análise, síntese de substâncias e materiais, bem como na separação de misturas, ou seja, esses processos citados anteriormente permitem ao químico resultado experimentais, no entanto, requer autilização de vidrarias adequadas, e que lhe permita a concluir tais resultados (CIENFUEGOS, 2005).
OBJETIVO
Conhecer e descrever as funções das vidrarias e os demais materiais utilizados no laboratório de química orgânica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
As vidrarias são em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substânciacontida nele. Entretanto, as vidrarias de laboratório devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado é mais trabalhado que quaisquer outros vidros, por isso mais caros. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseio das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.
Osmateriais mais utilizados são:
- Agitador Magnético: Utilizado no preparo de soluções e em reações químicas quando se faz necessário uma agitação constante ou aquecimento.
- Almofariz com Pistilo: Usado na trituração e pulverização de sólidos em pequena escala.
- Alonga: Serve para conectar o condensador ao frasco coletor nas destilações, direcionando o fluxo de líquido. Usado como suporte do funilna filtração.
- Anel ou Argola: Preso à haste do suporte universal, sustenta o funil na filtração.
- Balança Analítica: É usada para se obter massas com alta exatidão. Balanças semi-analíticas são também usadas para medidas nas quais a necessidade de resultados confiáveis não é crítica.
- Balão de Destilação: É utilizado em destilações simples ou fracionado; o braço do balão é então ligado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!