Quimica

Páginas: 2 (485 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2013
* Brönsted – Lowry

A grande vantagem da teoria dos ácidos e bases de Brönsted – Lowry está na abordagem do meio em que estão presentes estas substâncias. Enquanto a teoria clássica ficourestrita a meios aquosos, onde ácidos liberam íonshidrogênio e bases liberam hidroxila, esta foi mais além, mostrando que o próton de hidrogênio é o responsável pelo caráter ácido-básico. Tendo em vista queprovou ser uma teoria que se adapta a qualquer solvente prótico enquando nesta categoria espécies químicas (substância, molécula ou íon) que até então a teoria clássica foi insuficiente paraexplicar.
Apresenta explicação do comportamento das espécies químicas até então aguardavam alguma definição pelas teorias existentes. Segundo os cientistas, J.N. Brönsted na Dinamarca e T.M. Lowry naInglaterra, no ano de 1923 de maneira independente introduziram o conceito de ácido-base, enunciando em sua teoria que:
* Ácido  é toda espécie química doadora de prótons H+.
* Base é toda espéciequímica receptora de prótons H+.
De acordo com essa definição, é evidente, que ambos coexistam na forma de par conjugado ácido-base, ou seja, obrigatoriamente a base recebe o próton doado pelo ácido,caso contrário não se aplica a teoria. É importante ainda salientar que algumas espécies podem comportar-se como ácido ou base sendo chamada de anfótero, esse comportamento é observado em função dotamanho minúsculo do íon que por estar no centro de um campo elétrico tem uma afinidade maior com moléculas, que não tem seus elétrons compartilhados. A equação genérica expressa de maneira convenienteo fundamento da teoria:

Esta equação mostra que a Base2 é uma receptora de prótons doados pelo Ácido1, confirmando assim a existência de um para conjugado, esta também pode ser considerada umaequação de neutralização ou protólise dos ácidos e bases. Em virtude de esta definição ser adaptável a diversos tipos de reação, não é necessário postulados como hidrolise,neutralização  e dissociação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!