quimica

Páginas: 10 (2328 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2014
Liberalismo e neoliberalismo: pressupostos teóricos que orientam a ação do Estado.
Claudimara Cassoli Bortoloto
O liberalismo clássico
O liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida daspessoas.
O pensamento liberal teve sua origem no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke (29/8/1632-28/10/1704).
Esse pensador afirmou que a organização das leis e do Estado deve ser feita com o objetivo de garantir o respeito aos direitos naturais. Ao nascer todos os cidadãos tem os seus direitos naturais, que são a proteção da vida, daliberdade e da propriedade. Mas no estado de natureza esses direitos não são assegurados, uma vez que os indivíduos são regulados pela razão. Daí nasce a necessidade da defesa de um Estado que surja para assegurar os direitos naturais..
O direito de propriedade segundo Locke é a extensão de terra que cabe a cada homem é o que ele tem capacidade de lavrar, semear e cultivar. Locke não fala emacumulação da propriedade para fins especulativos. Locke afirma que os homens se juntam em sociedades políticas e submetem-se a um governo com a finalidade principal de conservarem suas propriedades, pois o estado natural não garante a propriedade. O Estado é soberano, mas sua autoridade vem somente do contrato que o faz nascer: este é o fundamento liberal do pensamento de Locke.
Já no século XVIII, oliberalismo econômico ganhou força com as idéias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith (1723-07/1790). O mesmo é considerado pai da economia moderna, e o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de A Riqueza das Nações uma das principais referências para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduosque, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica. Ao buscar seu próprio interesse, o indivíduo freqüentemente promove o interesse da sociedade de maneira mais eficiente do que quando realmente tem a intenção de promovê-lo." A partir da defesa do valor do interesse individual para garantir o interesse público, Adam Smithcriou, neste trecho de sua "A Riqueza das Nações", o conceito de "mão invisível do mercado", fundamental para a doutrina do liberalismo.
Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, noafã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.
Ele analisou a divisão do trabalho como um fator revolucionário poderoso a propulsionar a economia. Uma frase de Adam Smith se tornou famosa: "Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta (self-interest), é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: obem-estar da sociedade." Como resultado da atuação dessa "mão invisível", o preço das mercadorias deveria descer e os salários deveriam subir.
As doutrinas de Adam Smith exerceram uma rápida e intensa influência na burguesia (comerciantes, industriais e financistas), pois queriam acabar com os direitos feudais e com o mercantilismo.
A burguesia influenciada pela teoria e princípios liberais, associadaa sua insatisfação com o estado absolutista e a cooptação de seus interesses, legitima com essa teoria a sociedade capitalista nascente e a superação do feudalismo. O pensamento burguês busca a separação entre Estado e sociedade enquanto conjunto das atividades particulares dos indivíduos, sobretudo os de natureza econômica.
O modo de produção capitalista significa a concretização dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!