Quimica

Páginas: 11 (2537 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Como desentupir cabeças de impressão Epson? Mitos e Soluções.
As falhas de impressão nas impressoras Epson são freqüentemente associadas a entupimentos nos micro orifícios dos cabeçotes de impressão, mas nem sempre eles estão obstruídos. 

Estas falhas podem ser causadas por diversos motivos. Vamos enumerar várias destas possibilidades em particular associadas ao uso do sistema de alimentaçãocontínuo de tintas (Bulk Ink), que é o nosso caso, uma vez que com a utilização de cartuchos originais estas falhas de impressão são quase que inexistentes.

Vamos relacionar abaixo as hipóteses relacionadas as falhas de impressão e depois apresentar as soluções:

1)    Ausência de tintas nos cartuchos
2)    Respiro dos reservatórios de tintas tampados
3)    Regulador de pressãodesbalanceado
4)    Reservatórios do Bulk Ink posicionados na altura incorreta
5)    Tintas de má qualidade
6)    Mangueiras estranguladas
7)    Obstrução dos orifícios do cabeçote de impressão pelo ressecamento de tinta
8)    Entupimento dos orifícios do cabeçote de impressão
9)    Desvio de Jatos
10) Impressão de grandes volumes em baixa resolução
11) Falha transversal no sentido da impressão 
12)Defeito na bomba peristáltica
13) Cartucho com defeito 
14) Micro Bolhas de Ar
15) Defeito na Cabeça de impressão




Uma breve explicação sobre o funcionamento e limpeza das cabeças de impressão Epson se faz necessário para melhor entendimento do processo.

As cabeças Epson utilizam o processo de injeção de tintas por atuadores Piezelétrico. Os piezoeletricos são micro palhetas quevibram em freqüências altíssimas e assim “empurram” as tintas pelos bicos injetores (veja vídeo). Paralimpeza das cabeças a própria impressora já vem dotada de com uma bomba peristáltica de alto poder de sucção, que tem a função de “puxar” a tinta dos cartuchos enchendo todos os canais internos da cabeça de impressão eliminado o ar e as micro bolhas que por ventura estão impedindo a tinta de fluirpelos capilares (micro dutos) de 70 micros de espessura. Este processo de “limpeza das cabeças” será utilizado por nós inúmeras vezes acessado diretamente pelo driver de impressão ou pelo botão da 'gotinha' no painel da impressora.

Para executar a LIMPESA DAS CABEÇAS pelo driver de impressão, acesse no menu:









 Entre cada processo de Limpeza efetue uma verificação de jatosNÃO EFETUE MAIS QUE 5 LIMPEZAS CONSECUTIVAS 
SE AS FALHAS PERSISTEM PROCURE IDENTIFICAR O MOTIVO PASSO A PASSO



1)    Ausência de tintas nos cartuchos:

   pode acontecer depois de muito uso que o nível de tinta dos cartuchos (B) diminua ou até acabe totalmente, então é necessário checar o nível dos cartuchos. Caso o nível esteja baixo ou o cartucho vázio, retire o tampão de borrachado cartucho (A) e encaixe o bico de uma seringa e sugue lentamente afim de encher este cartucho de tinta. (J) Folha em branco.



2)    Respiro dos reservatórios de tintas tampados: 

    os reservatórios têm duas aberturas superiores: o de maior diâmetro (F) é para ser usado no reabastecimento e deve sempre ser mantido tampado; o de menor diâmetro (E) é o do respiro do conteiner de regulagemde pressão (G) e deve estar sempre aberto. Somente feche o respiro em caso de transporte para evitar vazamento. (J) Folha em branco.



3)    Regulador de pressão desbalanceado: 

   o reservatório de tinta tem dois containers; o maior onde fica armazenado a tinta (H) e o menor que funciona como um regular de pressão (G). Este reservatório menor do respiro (G) é um sistema similar aosbebedores de água de pássaros, a tinta passa do conteiner maior para o do respiro a medida que a impressora consome a tinta, mantendo a pressão regulada. O balanceamento de pressão é muito importante para que não ocorram falhas de impressão. Não deixe destampado o container (F) pois o nível vai igualar e o regulador (G) passa a ser ineficiente. (J) Imagem apresenta riscos (falhas) no sentido do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!