Quimica

Páginas: 3 (745 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Conceitos Básicos de Comunicação e Expressão
Comunicação - Etimologicamente, comunicação significa tornar comum, trocar opiniões, fazer saber; implica interação, troca de mensagens. É um processode participação de experiências, que modifica a disposição mental das partes envolvidas.
Informação – É o conteúdo da mensagem emitida ou recebida, que, para ser eficaz depende de sua originalidade.Processo de Comunicação – A comunicação é um processo, uma concatenação ou sucessão de fenômenos ligados à troca de mensagens. Por isso, o sucesso ou fracasso na comunicação não pode ser atribuído aum único fator, uma vez que no processo de comunicação intervêm vários elementos básicos, como remetente (destinador, fonte, ou emissor), destinatário (receptor), canal, código, referência e mensagem.Remetente – é o elemento que dá origem à mensagem, que inicia a comunicação.
Destinatário – aquele a quem se dirige a mensagem, que recebe a comunicação e a decodifica.
Repertório – é um conjuntode elementos que possuem significação; um conjunto de signos (vocabulário) conhecidos ou assimilados por um indivíduo, uma espécie de reservatório ou estoque de experiências.
Código – é um conjuntode signos relacionados de tal modo que forma e transmitem mensagens; um conjunto de regras necessárias para a efetivação da comunicação. (Língua Portuguesa – sentido denotativo e sentido conotativo)Canal – é o suporte material que possibilita veicular uma mensagem a um destinatário, através do espaço e do tempo. (e-mail, carta, telefonema, fax, etc.)
Referência – a linguagem torna-seconceitual, apoia-se em raciocínios lógicos, em argumentos adequados, coerentes e suficientes.
Mensagem – caracteriza-se como um grupo de elementos significativos tirados de um repertório e reunidos em umaestrutura.

Problemas de Comunicação nas Empresas

Há vários fatores que impedem a eficácia de uma mensagem. Da parte do emissor podem ser considerados:
Incapacidade verbal, oral ou escrita para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!