Quimica

Páginas: 7 (1607 palavras) Publicado: 30 de abril de 2011
Universidade Federal de Juiz de Fora
Instituto de Ciências Exatas
Departamento de Química

Relatório de aula prática
Alguns aspectos da química do cobre

Disciplina: Laboratório de Química dos Elementos
Professor (a): Mônica
Aluna: Jordana Dias dos Santos

Juiz de Fora – MG
Julho de 2010

1. Introdução teórica:

Cobre elemento químico de símbolo Cu, encontra-se no estadosólido em temperatura ambiente. Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 (1B) da Classificação Periódica dos Elementos. Tem uma com avermelhada, é maleável e dúctil, é bom condutor de calor e eletricidade. Somente a prata conduz eletricidade melhor do que o cobre.É resistente à corrosão de muito meios, ele é relativamente inerte, não é oxidado pelo oxigênio do ar, não é atacado por ácidos diluídos como o sulfúrico e clorídrico. Mas já ocorre o contrário quando exposto ao ar úmido, pois é oxidado superficialmente, mas isso ocorre muito lentamente formando um composto verde, e em contato com o ácido nítrico, halogênios, amônias mais água, sulfitos.Sua obtenção, comumente, é feita de alguns minérios, os mais comuns são a calcopirita (CuFeS2), calcocita (Cu2S), carbonato básico de cobre CuCO3 . Cu(OH)2, óxido cuproso Cu2O.
O cobre tem uma função importante nas indústrias de transportes, na eletrônica, na construção, na energia, na saúde, na produção de ligas, equipamentos químicos e farmacêuticos. Ele usado na indústria elétrica,por causa da sua elevada condutividade, e em tubulações de água por causa de sua inércia química. Sobre suas ligas, existem mais de 1000 tipos diferentes, como o bronze (Cu/ Zn).
Os compostos de cobre contem o elemento no estado de oxidação +1 e +2, no estado +3 raramente é encontrado. Quando está no estado de oxidação +1 seus complexos são incolores. Os únicos composto de Cu+ estáveis emmeio aquoso são insolúveis ou estão na forma de complexos, como por exemplo, CuCl, CuCN e CuSCN. Já o íon Cu2+ seus compostos são geralmente coloridos, as cores mais freqüentes é o azul ou o azul-esverdeado, em solução aquosa os sais de Cu2+ apresentam coloração azul-celeste devido a formação do cátion complexo [Cu(H2O)4]2+.
Outro ponto importante, que o cobre aborda, é a sua importânciabiológica. É encontrado em diversas enzimas do grupo oxidases, nos transportadores de oxigênio em certos invertebrados e no sistema fotossintético.

2. Objetivos:

Conhecer mais sobre a química do cobre, com quais compostos reage. Observação das reações ocorridas, partindo do cobre metálico, fazendo um ciclo para que no final obtenha-se o mesmo cobre metálico. Calculando o rendimentototal de cobre obtido, e as massas dos produtos formados.

3. Parte experimental:

1- Foi pesado aproximadamente 50mg de cobre metálico e colocado em um tubo de ensaio seco e determinado a massa combinada. Adicionamos lentamente, na capela, cerca de 1ml de HNO3 6 mol.L-1, ( aquecemos ligeiramente ) até todo cobre se dissolver. Diluímos a solução com 1ml de água destilada.

2-Adicionamos, agitando a solução, 0,5 ml de NaOH 6 mol.L-1 . Centrifugamos e testamos o sobrenadante com adição de gotas de NaOH 6 mol.L-1 . Centrifugamos novamente e repitimos o procedimento até que o sobrenadante ficou transparente e não houve mais formação de precipitado.

3- Com um conta gotas descartamos o sobrenadante, e aquecemos o sólido em banho- Maria, aproximadamente a 70°C, por 2 a 3minutos até que todo sólido trocasse para a coloração preta. Lavamos o precipitado com água destilada, centrifugamos novamente e descartamos a água de lavagem.

4- Dissolvemos o CuO sólido em aproximadamente 0,2 ml de H2SO4 6 mol.L-1 até que a solução ficasse azul-celeste.

5- Adicionamos aproximadamente 50mg de magnésio metálico, previamente pesado e lixado, cortado em pedaços....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!