Quimica

Páginas: 2 (470 palavras) Publicado: 2 de maio de 2012
Introdução

As reações químicas tem como base a procura de novos materiais que tenham uso na nossa sociedade. Reproduzir em laboratório aquilo que a natureza produz, ou criar o que não existe nela,é o que chamamos de sintetizar. As experiências laboratoriais procuram a obtenção de novos produtos, com as suas propriedades mais acentuadas ou em quantidade maior do que a fabricada na natureza. Emlaboratórios de química orgânica e em indústrias químicas é muito comum sintetizar ligações carbono-carbono. Um bom exemplo disso é a síntese da dibenzalacetona, um composto que é utilizado como umdos componentes dos protetores solares.

Resultado e discussões

A preparação da Dibenzalacetona trata-se de uma reação aldólica cruzada prática, também chamada de reação de Claisen-Schimidt porutilizar um grupo cetona na reação. Nessa pratica utilizou-se o benzaldeído, um componente que não possui hidrogênio α e acetona como reagente. Foi utilizado para obtenção da dibenzalacetona ahomogeneização por 15 min, filtração a vácuo. O produto formado, precipitou-se na forma de um produto amarelo. Um ponto critico deste experimento é a lavagem do produto que não poderá conter qualquer traço deNaOH. Lavou-se com água destilada para total retira do excesso de NaOH. Na 1° lavagem observou-se que o produto tinha uma cor alaranjada indicando que havia excesso de etanol. A reação de síntesedemonstra a síntese da dibenzalacetona através de uma condensação aldólica cruzada de duas moléculas de benzaldeído e acetona em solução diluída de hidróxido de sódio.

Conclusões

Este processo detratamento do benzaldeído, acetona e álcool etílico, em presença de hidróxido de sódio, nos remete a síntese da dibenzalacetona, em uma reação conhecida como Claisen-Schimdt. Apesar do baixo rendimentoobtido no experimento(12,78%), as reações aldólicas cruzadas são reações que promovem um altíssimo rendimento, este baixo rendimento pode ter sido provocado pelo fator de que ao se transferir a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!