Quimica

Páginas: 3 (694 palavras) Publicado: 12 de junho de 2013
TIPOS DE BIOCOMBUSTÍVEIS
Metanol
Também chamado de álcool metílico e hidrato de metilo, esse biocombustível é muito inflamável e pode ser obtido através da destilação de madeira, cana-de-açúcar egases fósseis. Ele é utilizado como solvente industrial (para diluir sais), para fabricar plástico, produção de biodiesel, preparação de hormônios, fabricação de produtos químicos, indústriafarmacológica, dentre outros. Nos Estados Unidos, é utilizado em alguns postos como combustível.
O metanol (CH3OH) é bem mais tóxico que o etanol e polui mais o meio ambiente. Além disso, com a sua queima, aschamas são produzidas bem claras e isso atrapalha no controle do fogo. Outras desvantagens da substância são os problemas que ela pode causar à saúde, como dores de cabeça, náusea, vômitos, irritação,intoxicação e câncer.

Biodiesel
O biodiesel é um combustível feito com óleos vegetais (soja, amendoim, mamona, dendê, etc.) que pode ser obtido em processos como esterificação e craqueamento.Começou a ser pesquisado na Europa, durante o século XVIII. Para produzi-lo, é necessário misturar o óleo retirado das plantas com álcool/metanol e depois catalisar essa mistura. O catalisador causa umareação química entre essas duas substâncias. Posteriormente, é feita a separação da glicerina no óleo e ele é filtrado.
A molécula de um óleo vegetal é um triglicídio com moléculas de ácidos graxos eglicerina. O processo que consiste na mudança do óleo vegetal para biodiesel recebe o nome de transesterificação (processo onde a glicerina se separa do óleo vegetal) e se trata do método mais usadoatualmente para produzir esse biocombustível. Com a transesterificação, ou seja, sem a glicerina, o óleo fica mais fino e menos viscoso. A cor do produto se aproxima do amarelo podendo chegar a tonsmais alaranjados. O cheiro adquirido vai depender da matéria-prima utilizada.
O biodiesel substitui o óleo diesel à base de petróleo nos automóveis, caminhões, geradores ou tratores. Para cada 2% de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!