quimica- termoninamica

881 palavras 4 páginas
2214245-62865000
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LICENCIATUARA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA
PÓLO DE BONFIM
ACADÊMICO (A): Patrícia Vieira da Silva
Matricula nº: 21355472
E-mail: pvspatricia@gmail.com
Disciplina Química Geral e Inorgânica para Ciências Agrárias
ATIVIDADE1 – UNIDADE II
As ligações químicas e os nomes dos compostos químicos
Prof. Vitor José Repolho Rabelo
Tutor Presencial – Jayne Pereira
Tutor a Distância – Mario Cabral
Bonfim/RR
2014
TAREFA 1LISTA DE EXERCÍCIOS DA UNIDADE II
As ligações químicas e os nomes dos compostos químicos
Os átomos se unem formando os compostos químicos através das ligações químicas. Explique essas ligações.
As ligações químicas formam tudo que está ao nosso redor, sem ela nada que você vê existiria do jeito que você conhece. Possivelmente nem você existiria.Isso se deve ao fato de as ligações unirem as moléculas para formar moléculas mais compostas, sem as ligações por exemplo o oxigênio que nós respiramos não existiria, pois ele é nada menos que 2 moléculas de oxigênio juntas, unidas por, quem diria, ligações químicas. Sem elas moléculas simples jamais seriam capazes de formar funções complexas como a vida, que é.
As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos (ligação iônica). Como exemplo HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Cloreto_de_s%C3%B3dio" \o "Cloreto de sódio" NaCl (cloreto de sódio).
Compostos iônicos conduzem eletricidade no estado líquido ou dissolvido. Eles normalmente têm um alto ponto de fusão e alto ponto de ebulição.
Outro tipo de ligações químicas ocorre através do compartilhamento de elétrons: a ligação covalente. Como exemploH2O (água).
Existe também a ligação metálica onde os elétrons das últimas camadas dos átomos do metal saltam e passam a se movimentar livremente entre os átomos criando uma força de atração entre os átomos do metal, neste caso, não há

Relacionados