Quimica sanitária: ph, turbidez, cor, temperatura e condutividade

Páginas: 10 (2394 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2011
1. Introdução

1.1 pH

O pH é uma forma de exprimir a concentração do íon hidrônio e evita números muito pequenos ou de notação exponencial. É da escala pH, muito usada para exprimir acidez. O pH é definido como negativo do logaritmo decimal (log) da concentração do íon hidrônio.

pH = - log [H3O+]

O pH de uma solução pode ser determinado aproximadamente mediante um indicador, umasubstância cuja cor se altera numa faixa conhecida de pH, como por exemplo a fenolftaleína. Corantes ou indicadores podem ter forma de ácido e base conjugada, e têm uma cor que depende da forma predominante. (KOTZ & TREICHEL, 2003)
Mesmo sendo possível determinar o pH da maneira apropriada por um indicador químico, um medidor de pH é preferível para determinação exata de pH. O pHmetro é umvoltímetro que, mergulhado na solução, apresenta uma diferença de potencial elétrico. Este é proporcional ao pH. Portanto, quando o pHmetro é calibrado, o pH é lido diretamente. (ATKINS & JONES, 2006)

1.2 Turbidez

A turbidez é um parâmetro que quantifica a concentração de partículas suspensas em uma amostra ambiental. Para calculá-la, libera-se uma passagem de feixe de luz em uma quantidade da amostrana cubeta. Quanto mais a luz é dispersa ou absorvida por partículas suspensas ou coloidais, maior a turbidez. No entanto, é preciso certificar-se de que a cubeta esteja sem nenhuma mancha ou digital para que não atrapalhe o cálculo. (LIBÂNIO, 2008)
A turbidez é naturalmente mais elevada em corpos d’água que são constituídos de solos erodíveis; ou onde as chuvas carregam partículas de areia,óxidos metálicos ou também fragmentos de rocha. Em regiões de clima frio, as águas apresentam naturalmente turbidez baixíssima, uma vez que não há tantas precipitações quanto em regiões de clima quente. (LIBÂNIO, 2008)
As atividades antropológicas como esgotos sanitários, efluentes industriais, atividades mineradoras ou até mesmo de atividades agrícolas inadequadas também interferem negativamente onúmero de turbidez. Em consequência, pode-se formar bancos de lodo em corpos d’água e reduzir a fotossíntese da vegetação aquática, e assim, alterar toda a biota do ambiente. (CETESB, 200?)
No novo padrão de potabilidade, a Portaria 518 estabelece um limite máximo de 1,0 µT (unidades de Turbidez) e recomendação de 0,5 µT em 95% das amostras mensais. Recentes estudos associam turbidez com remoçãode cistos e oocistos de protozoário. Por isso, as normas mundiais tendem a ser mais rígidas em relação aos limites de turbidez da água. (LIBÂNIO, 2008)



1.3 Cor

O parâmetro cor deve-se à reflexão de luz em colóides dissolvidos na água. As substâncias coloidais orgânicas são, naturalmente, produtos de decomposição de folhas e de metabolismo de micro-organismos presentes no solo, como porexemplo, o ácido húmico e fúlvico. Há também, de origem antropológica, os resíduos de curtumes e de indústrias têxteis e de pigmentos, indústrias de celulose e de madeira. A cor da água pode ser também presença de ferro e manganês, como em águas subterrâneas, ou de diversos tipos de resíduos industriais. Estas são as origens de colóides inorgânicos. (CETESB, 200?;LIBÂNIO, 2008)
Paracaracterizar a cor de uma amostra, foi convencionado a Cor Aparente e a Cor Verdadeira. A diferença entre ambas é que, ao medir a segunda, é preciso realizar uma centrifugação ou filtração para a retirada de sólidos totais suspensos (STS) e apenas considerar os sólidos totais dissolvidos (STD). Independente disso, calcula-se a intensidade da cor de uma amostra ao compará-la com um padrão de platina-cobalto.Sua unidade pode ser expressa em unidades de Cor (uC) ou unidade Hazen (uH). O limite de cor aparente estabelecido pela Portaria 518 é de 15 µC. (LIBÂNIO, 2008)
A princípio, cor era medida meramente por questão de estética. No entanto, no início da década de 70, foi provado que a cloração em águas coloridas ocorre a formação de trihalomentanos (THM), substância altamente cancerígena. Sabendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS PH, CONDUTIVIDADE, TURBIDEZ E COR
  • Relatório Cor, pH e Turbidez
  • Relatorio de analises instrumentais de PH, condutividade, turibidez e Cor
  • Análises físico-químicas da água cor, sabor e odor, turbidez, pH, alcalinidade, acidez e dureza
  • relatório de Química- condutividade elétrica e indicadores de ph
  • Cor e turbidez
  • Ph e condutividade
  • cor e ph

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!