Quimica - polímeros de adição

Páginas: 6 (1423 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
 TRABALHO
DE
QUÌMICA



Índice:

1 - Polímeros de adição
2 - Copolímeros
3 - Polímeros de condensação
4 - Polímeros sintéticos e o cotidiano
(plásticos, tecidos, elastômeros, silicones, plásticos condutores).

Polímeros de Adição
Muitos dos objetos plásticos que usamos em nosso dia a dia são obtidos através dos polímeros de adição. Vamos entender um pouco do processode formação destes polímeros? 

Na polimerização de adição, todos os átomos do monômero são incorporados na cadeia do polímero. O ponto de partida para as reações de adição é a quebra da ligação dupla carbono-carbono (C = C) presente nos compostos orgânicos, como, por exemplo, no etileno. 



Uma vez quebrada a ligação, forma-se um radical com elétron ímpar. Esse elétron atua livremente,tornando o átomo de carbono altamente reativo. O radical se une então a outro radical, e começa uma reação em cadeia até que se formem longas estruturas como a descrita acima, a do polietileno. Agora você já sabe por que a Reação de adição se chama assim, ela permite somar mais carbonos à cadeia. 

A estrutura mais simples dos polímeros de adição é a do polietileno. Imagine só as cadeiascarbônicas mais complexas, quão extensas devem ser suas estruturas. Mas apesar de ser estruturalmente pequeno, o polietileno representa enorme importância para a indústria, é utilizado constantemente na obtenção de embalagens.

Copolímeros
Copolímeros são polímeros formados pela combinação de 2 monômeros. Por exemplo, o polietileno e' um homopolímero, formado pela polimerização do gás etileno: 

nH2C = CH2 [ com Cat. + Temp. ] === > ----- [ H2C - CH2 ]n ------ 

onde o n indica quantas moléculas (monômeros) acabaram unidos no polímero. n chama-se o grau de polimerização. 

Como você vê, e' um polímero formado por ligações bastante apolares, C - H ou C - C. A No 1o caso a diferença entre as eletronegatividades e' 2,5 - 2,1 ~ 0,4, e no outro e' 0,0! Assim, quando você quer que essepolímero adira a uma superfície, especialmente uma superfície polar, como o vidro ou metálica, Alumínio, você pode modifica-lo adicionando a sua estrutura um segundo monômero mais polar. Por exemplo, você pode reagir o etileno com o acido acrílico, que tem formula: 

H2C = CH - COOH 

Assim, ao invés de ligações só polares, a estrutura do polímero agora possui grupos polares COOH, carboxílicos.Isso da ao polímero boas características de adesão. Normalmente se coloca, 1,2, 5, 10% de acido acrílico, dependendo do efeito desejado. A estrutura do novo polímero fica agora: 

---- [ H2C - CH2 ]n ---- [ H2C - CH - COOH ]m ------ 

Esse então não e' um homopolímero, e' um copolímero. 

Porque faze-los? Porque você quer modificar as propriedades originais do homopolímero, no caso um materialcom pouca adesão. Mas, ao mesmo tempo, o PE e' bem inerte, não absorve agua, baixo ponto de fusão, relativamente fácil de preparar. Então, fazendo esse copolímero você junta O MELHOR DOS DOIS MUNDOS, um polímero intermediário, q apresenta propriedades intermediarias entre dois homopolímeros, não e' nem como o PE e nem como o acido poli acrílico, apresenta propriedades intermediarias, maispróximas do q estiver em maior quantidade de monômeros. O acido poli acrílico puro seria tremendamente hidrofílico, absorveria agua demais. 

Quanto as diferenças entre um copolímero aleatório e um alternado, estou incluindo umas referencias. Vou fazer o mesmo em relação aos enxertados e em bloco. 

Em termos simples, se A e B são monômeros, o aleatório seria de estrutura: ABBABABBBAAABABABAAAABBBB 

Alternados seria: 

ABABABABABABABAABA 

Em bloco: 

AAAAAAAAAAABBBBBBBBBBBBAAAAAAAAAAAAAA 

[dos mais populares são os SBS (Styrene-Butadiene-Styrene) e o SIS, onde o I e' Isopreno. Nome comercial e' Kraton e pertenciam a Shell] 

Os enxertados são semelhantes aos em bloco, só que uma cadeia esta ligada quimicamente no meio da outra, como uma ramificação, de certa forma,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Polímeros de adição
  • Polímeros de Adição
  • Polímeros de Adição
  • Quimica Polimeros
  • quimica dos polimeros
  • quimica polimeros
  • Química: Polímeros
  • POLIMEROS QUIMICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!