quimica organica

Páginas: 14 (3395 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2014
































Química
Tigres de Grafite – Química – 2a etapa
1 – O Ti.Gra. não possui relações com a instituição de ensino Centro Educacional Lato Sensu que façam do grupo uma entidade dependente da instituição ou submetida à mesma.
2 – O objetivo principal dos Tigres de Grafite é prestar apoio, suporte e ajuda aos alunos das escolas nosquais ele se faz presente, sendo um grupo formado e apoiado por esses alunos; com apenas algumas atividades secundárias que estão dentro da legislação federal do Brasil e dos conceitos dos Direitos Humanos, consistindo em alguns eventos em que os alunos se reúnem para alguma atividade de laser.
3 – Este documento é de posse dos Tigres de Grafite, do qual, apesar de ter apoio e suporte deprofissionais que não o compõe, ele permanece sobre autoridade do grupo Ti.Gra e seus devidos direitos autorais reservados por lei. Lembre-se, violar os direitos autorais é crime!
4 – Este documento não tem capacidade de repor livros didáticos e apresentações realizadas pelos professores. Serve apenas como referência e suplemento para os estudos considerados nas devidas escolas.
5 – O Ti.Gra não fornecerespostas de exercícios/ gabaritos de provas ou qualquer outra ação similar à estas.
Atenciosamente, os Tigres de Grafite.




















Os assuntos serão divididos em três partes, a primeira será a teórica, a segunda envolvendo números e equações e a terceira misturando os dois.
Teoria
Propriedades Coligativas
“Propriedades Coligativas são propriedades físicas quese somam pela presença de um ou mais solutos e dependem única e exclusivamente do número de partículas (moléculas ou íons) que estão dispersas na solução, não dependendo da natureza do soluto” Wikipédia.
De maneira mais simplificada, o conceito acima explica que as propriedades coligativas são as propriedades que uma mistura de substâncias assume quando misturadas, não dependendo dascaracterísticas das substâncias envolvidas (se é metal ou não, massa, número de elétrons, etc.), mas sim da quantidade de partículas juntas. Isto é, dependem do número das partículas e nada mais.
Portanto, as propriedades coligativas são baseadas em números e, consequentemente, gráficos. Estes, chamados diagramas de fase, serão apresentados como o primeiro tema do assunto. Vide abaixo:
Diagrama de Fases(imagem tirada do Google)
O diagrama de fases equaciona as mudanças de fases de uma substância, exibindo graficamente o estado de tal substância em diferentes condições de temperatura e de pressão. No diagrama de fases, temos as três mudanças que uma substância pode assumir (fusão e solidificação; ebulição e liquefação; e sublimação). Cada substância existente possui um diagrama de fasesdiferente. Mas como se interpreta o gráfico para encontrar essas mudanças? Simples! Levemos em condição o gelo. Quando no estado sólido ele irá depender da pressão do local em que se encontra para que a temperatura defina seu estado físico. Por exemplo, à pressões muito baixas, o gelo que se encontra do lado esquerdo da linha vermelha estará sólido, obviamente. Quando aumentarmos sua temperatura, ele irápassar para o lado direito do gráfico à medida que ela aumenta; mas irá direto para o estado gasoso sofrendo sublimação, pois ele não passará entre as linhas verde e azul, uma vez que sua pressão está baixa. Em condições normais de temperatura e pressão (1 atm), o gelo fundiria à 0oC e, quando virasse água, evaporaria à 100oC.
Do diagrama de fases, os pontos mais importantes são o ponto triploe o ponto máximo. O ponto triplo é aquele escrito como “P” na imagem. Nele, todos os estados químicos de certa substância se tornam efetivos (por exemplo, a água no estado líquido, sólido e gasoso ao mesmo tempo), o que é difícil de imaginar, mas acontece em condições específicas do espaço sideral ou em laboratórios. O ponto máximo é onde a linha azul termina (linha do ponto de ebulição). A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica organica
  • Quimica organica
  • Quimica organica
  • quimica Organica
  • QUÍMICA ORGANICA
  • Quimica Organica
  • Química Orgânica
  • quimica organica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!