quimica organica um pouco de tudo

Páginas: 36 (8918 palavras) Publicado: 31 de janeiro de 2015
A) Compostos orgânicos:
Principais grupos orgânicos e suas importância em nossas vidas/os compostos orgânicos e as indústrias
Funções Orgânicas
As funções orgânicas são grupos em que os compostos orgânicos são divididos de acordo com o seu comportamento químico e presença de agrupamentos de átomos em suas estruturas.
A Química Orgânica estuda os compostos formados pelo carbono. Masexistem atualmente mais de 19 milhões de compostos orgânicos. Assim, para facilitar o estudo dessas substâncias, elas foram divididas em grupos chamados de funções orgânicas.
Cada função orgânica é composta por substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes. O que faz determinados compostos possuírem comportamento químico semelhante é a presença do mesmo grupo funcional, ou seja, umdeterminado agrupamento de átomos.
Por exemplo, todos os compostos orgânicos que pertencem ao grupo funcional dos álcoois apresentam a hidroxila (OH) ligada a um carbono saturado. Então, o grupo funcional dos álcoois é:
OH
|
— C —
|
Alguns exemplos de compostos que pertencem a essa função orgânica são:
Exemplos de álcoois
Exemplos de álcoois
Observe que todos possuem o mesmo grupofuncional.
Porém, esse é apenas um exemplo de função orgânica, existem ainda os hidrocarbonetos, cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, aminas, amidas, éteres, ésteres, entre muitos outros.



Hidrocarbonetos
Os hidrocarbonetos constituem a função orgânica que abrange os compostos formados somente por hidrogênio e carbono. Sua principal fonte é o petróleo.
Hidrocarbonetos
Esta seçãoabordará os compostos orgânicos formados somente por átomos de carbono e hidrogênio, isto é, a função orgânica dos hidrocarbonetos.
Os hidrocarbonetos podem ser divididos emaromáticos (possuem pelo menos um anel benzênico) e alifáticos (não possuem anel benzênico). Esses últimos podem ser subdivididos de acordo com o tipo de cadeia (aberta ou fechada) ou de acordo com o tipo de ligação entrecarbonos. Veja alguns grupos particulares de hidrocarbonetos:
* Alcanos: possuem cadeia aberta e saturada (há somente ligações simples entre carbonos);
* Alcenos: possuem cadeia aberta e insaturada (com uma ligação dupla entre carbonos);
* Alcinos: possuem cadeia aberta e insaturada (com uma ligação tripla entre carbonos);
* Alcadienos: possuem cadeia aberta e insaturada (com duas ligaçõesduplas entre carbonos).
* Ciclanos: possuem cadeia fechada e saturada;
* Ciclenos: possuem cadeia fechada com uma ligação dupla entre carbonos.
A principal fonte dos hidrocarbonetos é o petróleo, que é extraído e conduzido para as refinarias petrolíferas onde se obtêm os seus derivados. Cada derivado de petróleo é composto por uma fração ou grupo de hidrocarbonetos de massa aproximada,destacando-se o gás natural, gasolina, querosene, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), óleo diesel, parafina, vaselina e asfalto.
Além disso, podem ser obtidas por meio do craqueamento do petróleo frações com hidrocarbonetos de cadeias menores que são muito usadas na produção de polímeros sintéticos, como os plástico
Alcenos
A cédula de dez reais é feita de polietileno.
Alcenos
Os alcenospossuem uma dupla ligação entre dois átomos de carbono, ou seja, são insaturados. Eles também são chamados de hidrocarbonetos etilênicos ou olefinas, são constituídos por carbono e hidrogênio, sua fórmula geral é CnH2n , o primeiro membro desta série de compostos é o eteno (C2H4), sua estrutura é de cadeia carbônica acíclica (alifática).
O mais simples dos alcenos é o eteno (ou etileno), esse seapresenta como um gás incolor e insolúvel na água. Quando em reação com cloro ou bromo, esse gás tem a propriedade de formar líquidos oleosos, por isso recebeu o nome de gás oléfiant (gás gerador de óleo). Daí a denominação olefinas, que é empregada para todos os alcenos.
Os alcenos se apresentam na natureza e em temperatura ambiente da seguinte forma:
• Cadeia normal de dois a quatro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tem um pouco de tudo
  • Tudo um pouco
  • Tudo um pouco
  • De tudo um pouco
  • Tudo e mais um pouco...
  • Tudo um pouco
  • tudo um pouco
  • De tudo um pouco ...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!