Quimica orgânica

Páginas: 7 (1680 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
SEMINÁRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA

TITÂNIO

INTRODUÇÃO

O titânio é um elemento de importância industrial. Grandes quantidades de TiO2 são usados como pigmento e como “carga”, e o metal titânio é importante por causa de sua resistência mecânica, baixa densidade e resistência à corrosão.

INFORMAÇÕES GERAIS

Nome, símbolo, número Titânio, Ti, 22
Série químicaMetais de transição
Grupo, período, bloco 4 (IVB), 4, d
Densidade, dureza 4507 kg/m3, 6

PROPRIEDADES ATÔMICAS

Massa atômica 47, 867(1) u
Configuração eletrônica [Ar] 3d2 4s2
Estado(s) de oxidação 4 (anfótero)
Estrutura cristalina hexagonal

PROPRIEDADES FÍSICAS

Estado damatéria Sólido
Ponto de fusão 1941K
Ponto de ebulição 3560K

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

O Titânio é um elemento metálico muito conhecido por sua excelente resistência à corrosão (quase tão resistente quanto a platina) e por sua grande resistência mecânica. Possui baixa condutividade térmica e elétrica. É um metal leve, forte e defácil fabricação com baixa densidade (40% da densidade do aço). Quando puro é bem dúctil e fácil de trabalhar. O ponto de fusão relativamente alto faz com que seja útil como um metal refratário. Ele é tão forte quanto o aço, mas 45% mais leve. É 60% mais pesado que o alumínio, porém duas vezes mais forte. Tais características fazem com que o titânio seja muito resistente contra os tipos usuais defadiga. Esse metal forma uma camada passiva de óxido quando exposto ao ar, mas quando está em um ambiente livre de oxigênio ele é dúctil. Ele queima quando aquecido e é capaz de queimar imerso em nitrogênio gasoso. É resistente à dissolução nos ácidos sulfúrico e clorídrico, assim como à maioria dos ácidos orgânicos.
Experimentos têm mostrado que titânio natural se torna notavelmente radioativoapós ser bombardeado por deutério, emitindo principalmente pósitrons e raios gama. O metal é dimórfico com a forma hexagonal alfa mudando para um cúbico beta muito lentamente por volta dos 800 °C. Quando incandescente ele se combina com oxigênio, e ao alcançar 550 °C é capaz de combinar com o cloro.

VISÃO HISTÓRICA DA DESCOBERTA

O titânio (chamado assim pelos Titãs, filhos de Urano e Gea damitologia grega) foi descoberto na Inglaterra por Willian Gregor em 1791, a partir do mineral conhecido como ilmenita (FeTiO3).Este elemento foi novamente descoberto mais tarde pelo químico alemão Heinrich Klaproth, desta vez no mineral rutilo (TiO2), que o denominou de titânio em 1795.
Matthew A. Hunter preparou pela primeira vez o titânio metálico puro (com uma pureza de 99,9%) aquecendotetracloreto de titânio (TiCl4), com sódio a 700-800°C num reator de aço.
O titânio como metal não foi utilizado fora do laboratório até 1946, quando William J. Kroll desenvolveu um método para produzi-lo comercialmente. O processo Kroll consiste na redução do Ticl4 com magnésio, método que continua sendo utilizado atualmente. Hoje Há 6 tipos de obtenção do titânio, Kroll’, ‘Hunter’, reduçãoeletrolítica, redução gasosa, redução com plasma e redução metalotérmica.


OCORRÊNCIA E ABUNDÂNCIA

O titânio como metal não é encontrado livre na natureza, porém é o nono em abundância na crosta terrestre e está presente na maioria das rochas ígneas e sedimentos derivados destas rochas. É encontrado principalmente nos minerais anatase (TiO2), brookita (TiO2), ilmenita (FeTiO3), leucoxena, perovskita(CaTiO3), rutilo (TiO2) e titanita (CaTiSiO5); também como titanato em minas de ferro. Destes minerais, somente a ilmenita, a leucoxena e o rutilo apresentam importância econômica. São encontrados depósitos importantes na Austrália, na Escandinávia, Estados Unidos e Malásia.
O titânio metálico é produzido comercialmente a partir da redução do tetracloreto de titânio (TiCl4) com magnésio a 800...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica organica
  • Quimica organica
  • Quimica organica
  • quimica Organica
  • QUÍMICA ORGANICA
  • Quimica Organica
  • Química Orgânica
  • quimica organica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!