Quimica identificaçao de substancias

Páginas: 8 (1838 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
- Sumário -



1. Introdução ________________________________________________ Pág. 2

2. Objetivos__________________________________________________ Pág. 3

3. Materiais e método__________________________________________ Pág. 4

4. Resultados_________________________________________________ Pág. 4

5.Discussão__________________________________________________ Pág. 5

6. Conclusão__________________________________________________ Pág. 7

7. Bibliografia_________________________________________________ Pág. 8

































1. Introdução

Para que possamos identificar quaisquer substâncias, devemos procurar por características que são comuns as essassubstâncias, que podem ser classificadas como propriedades físicas ou propriedades químicas.


Propriedades físicas não mudam a composição da substância, portanto podem ser medidas sem trazer qualquer mudança para a substância que está sendo estudada.
Exemplos de propriedades físicas são: Pontos de Fusão e de Ebulição, Densidade, Condutibilidade de calor ou eletricidade, Solubilidade.

Propriedadesquímicas são propriedades qualificadas das substâncias, ou seja, varia de substância para substância. Podem ser vistas quando uma substância é transformada em outra substância. Exemplos de propriedades químicas são: Eletronegatividade, Raio atômico, Eletroafinidade.
E nesta prática realizada em 14/04/2011 trabalhamos com:

• Densidade - é a relação entre a massa de um material e o volume porele ocupado. A massa pode ser facilmente determinada pelo uso de uma balança. Medidas precisas de volumes líquido, pode ser determinado utilizando-se um picnômetro (recipiente com volume perfeitamente definido). Já o volume de um sólido pode ser determinado se o sólido possuir uma forma geométrica regular ou através do deslocamento de líquido quando o sólido for imerso neste mesmo líquido, o qualnão poderá reagir ou nem mesmo dissolver o sólido. O cálculo da densidade é feito pela seguinte expressão: d=m/v. A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, dizer que uma substância “a” possui densidade maior que um substância “b”,significa dizer que a substância “a” tem mais matéria que a substância “b” num mesmo volume.
• Teste deChama - É um procedimento utilizado em química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento. O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. As amostras geralmente são manuzeadas com um fio de platina previamente limpo com ácido clorídrico para retirar resíduos de analitos anteriores.• Propriedades Magnéticas – As substâncias, independente do estado físico, possuem propriedades magnéticas.
Diamagnetismo - existe em todos os materiais, mas é tão fraco que em geral não pode ser observado se o material possui uma das outras duas propriedades. Consiste em o material sofrer repulsão pelo pólo de um imã. O termo material diamagnético é aplicado a materiais que apresentamapenas propriedades diamagnéticas.
Paramagnetismo - é observado em materiais que contém elementos da família dos metais de transição, das terras raras e dos actinídeos. Consiste em o material sofrer relativa atração pelo pólo de um imã. O termo material paramagnético é aplicado a materiais que apresentam apenas propriedades diamagnéticas e paramagnéticas.
Ferromagnetismo – éobservado apenas no ferro, níquel, cobalto e alguns outros elementos (e em compostos e liga desses elementos). Consiste em um material que tem uma atração muito forte pelo pólo de um imã. Os termos material ferromagnético e material magnético são aplicados a materiais que apresentam propriedades ferromagnéticas.
• Viscosidade - é uma medida da resistência interna ou fricção interna de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Química
  • Praticas quimicas
  • Relatorio de Quimica
  • Identificação de substância
  • Identificação de substancias
  • Identificacao das substancias
  • Identificação de substâncias
  • Substancias quimicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!