quimica geral

Páginas: 3 (718 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014


Engenharia química, 2o semestre.


















Nomes: Matheus Souto de Andrades, Vivian Finkler Lautert

Professora Aline Silva
Relatório da aula pratica
Pratica 2:reações de hidróxidos de metais alcalinos terrosos.

As reações de óxidos de metais alcalinos têm a tendência de reagir com a agua, entretanto o oxido de BeO não reage com a agua para formar ohidróxido iônico.
As reações de óxidos de metais terrosos formam hidróxidos iônicos, como podemos ver com a demonstração desta formula.
MO(s)+H2O(l)=>M(OH)2.

Sua velocidade aumenta diretamente com aproporção da dimensão do íon metálico, dependendo também com o pré-tratamento que o oxido tenha sofrido, também os hidróxidos aumentam sua solubilidade com o aumento da dimensão do seu ion, portantoo hidróxido mais solúvel e o hidróxido de bário.
Os óxidos e hidróxidos dos metais alcalinos terrosos tem caráter básico, sua basicidade aumenta com o tamanho do íon metálico que eles formam.Objetivos da demonstração:
Assim com o procedimento proposto, podemos esperar a comprovação e demonstração através do experimento, que demonstrara a solubilidade dos óxidos e também seu caráter básico.Matérias e aparelhos:
Utilizaremos para a demonstração do experimento os seguintes materiais e aparelhos;
Aparelhos e materiais: dois béqueres, filtro de papel, espátula de metal, seis tubos deensaios, um vidro de relógio, argola e seu suporte, bastão de vidro, proveta de plástico de 25 ml, agua destilada, balança, fenolftaleína e CuSO4 e os hidróxidos de magnésio, cálcio e alumínio.

Oprocedimento
O procedimento foi realizado da seguinte forma. Pesou-se uma grama de cada oxido nos béqueres, logo após adicionou-se dois mililitros de agua destilada, depois foi adicionado mais 25ml de agua destilada.
Após isso foi realizado a filtração nos filtros de papeis e reservado o liquido filtrado no béquer para a medição do ph da reação.
Verificou-se os seguintes aspectos nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica geral
  • Quimica geral
  • quimica geral
  • Quimica Geral
  • QUÍMICA GERAL
  • Quimica Geral
  • quimica geral
  • quimica geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!