Quimica Geral E Laborat Rio De Qu Mica Portf Lio I Jairo

506 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso:

Engenharia Elétrica

Disciplina: Química Geral e Lab. de Química Geral
Tutor:

Fernanda Bento Borges

RA:1147708

Aluno:

Jairo Ramos Júnior

Código da Turma

Unidade:

Unidade 1

A1

1. Para interpretar a grande maioria dos processos químicos, é suficiente considerar o átomo como sendo constituído por apenas três partículas: o próton, o nêutron e o elétron. Essas três partículas não estão distribuídas ao acaso; elas interagem entre si, e essa interação produz um conjunto organizado, o átomo.
A respeito do átomo, julgue os itens como verdadeiros ou falsos e justifique os itens falsos. a. Prótons e nêutrons são encontrados no núcleo, que é a parte do átomo com carga elétrica positiva e que contém praticamente toda a massa do átomo.VERDADEIRO b. Os elétrons, partículas de carga elétrica negativa, distribuem-se em torno do núcleo em diversos níveis e subníveis energéticos (camadas e subcamadas).12 ©
Química Geral e Laboratório de Química Geral. VERDADEIRO
c. Se o número de elétrons em um átomo for igual ao número de prótons, o átomo será neutro; se for maior, será um ânion; se for menor, será um cátion.
VERDADEIRO
d. O número de prótons de um átomo é denominado número atômico e é representado pela letra Z. VERDADEIRO
e. O núcleo dos átomos será sempre formado por igual número de prótons e nêutrons. VERDADEIRO
f. A soma dos prótons e dos nêutrons de um átomo é conhecida como número de massa, representado pela letra A, e é aproximadamente igual à sua massa atômica.
FALSO Justificativa: O número de Massa, na verdade, não representa a massa atômica, mas sim o número ou a quantidade de partículas com massas significativas do átomo.Portanto seus valores não são aproximadamente iguais. Tornando a alternativa acima incorreta.

2. O argônio é um gás nobre que apresenta número atômico igual a 18. Sabendo disso, responda às seguintes questões:
a. Faça a distribuição eletrônica deste elemento.
Ar: 1s²,2s²,2p6,3s²,3p6
b. Quantas camadas

Relacionados