QUIMICA DO ALUMINIO

Páginas: 17 (4230 palavras) Publicado: 5 de abril de 2014
SUMÁRIO

1.0) Alumínio ................................................................................................... 5
2.0) Propriedades físicas – química.......................................................................7
3.0) Propriedades extensivas e intensiva do alumínio ............................................8
4.0) o aço pode ser substituído pelo alumínio......................................................10
5.0) Bauxita...................................................................................................... 12
6.0) Fluxograma ...............................................................................................14
7.0) Informações...............................................................................................15ALUMÍNIO

1) ALUMÍNIO
O alumínio não é encontrado na natureza como elemento puro. Ele apresenta reatividade química relativamente alta, o que significa que tende a se combinar a outros elementos e formar compostos. Mais de 270 minerais nas rochas e solos da Terra abrigam compostos de alumínio. Isso o torna o metal mais abundante e o terceiro elemento mais encontrado na crosta terrestre, ficandoatrás do silício e do oxigênio. O quarto metal mais comum é o ferro, seguido por magnésio, titânio e manganês. A fonte primária do alumínio é um minério chamado bauxita. Um minério é qualquer sólido de ocorrência natural do qual se possa obter metal ou mineral valioso. No caso, o material sólido é mistura de alumínio sólido hidratado e de óxido de ferro hidratado. "Hidratado" é uma referência àsmoléculas de água que se apegam quimicamente aos dois compostos. A fórmula química do óxido de alumínio é Al2O3 e a do óxido de ferro é Fe2O3. Os depósitos de bauxita surgem como camadas lisas localizadas perto da superfície terrestre, e podem se estender por quilômetros. Os geólogos os localizam por meio de prospecção - extrair amostras de núcleo ou escavar locais que possam abrigar ominério. Ao analisar as amostras, os cientistas podem determinar a quantidade e a qualidade da bauxita. Depois que o minério de ferro é descoberto, minas abertas fornecem a bauxita que posteriormente se transformará em alumínio. Primeiro as escavadeiras limpam o terreno sobre um depósito. Depois, os operários afrouxam a terra usando explosivos, o que conduz o minério à superfície. Grandes pásmecânicas recolhem a terra rica em bauxita e a despejam em caminhões, que transportam o minério às instalações de processamento.





© istockphoto.com / Joseph Luoman
Vista aérea da extração de bauxita no meio da Amazônia

O primeiro passo na produção comercial de alumínio é a separação do óxido de alumínio do óxido de ferro na bauxita. Isso é realizado por meio de uma técnica desenvolvidapor Karl Joseph Bayer, um químico austríaco, em 1888. O processo Bayer envolve misturar bauxita com soda cáustica ou hidróxido de sódio e aquecer a mistura sob pressão. O hidróxido de sódio dissolve o óxido de alumínio e forma aluminato de sódio. O óxido de ferro se mantém em estado sólido e é separado por filtragem. Por fim, o hidróxido de alumínio introduzido no aluminato de sódio líquido causa aprecipitação do óxido de alumínio, ou seja, faz com que ele saia da solução em forma sólida. Esses cristais são lavados e aquecidos para eliminar a água. O resultado é óxido de alumínio puro, um pó branco fino também conhecido como alumina. A alumina é um material útil por direito próprio. Sua dureza a torna útil como abrasivo e como componente para ferramentas de corte. Também pode ser usadapara purificar água e fazer cerâmicas e outros materiais de construção. Mas seu uso primário é como ponto de partida para a extração de alumínio puro.






2) PROPRIEDADES FÍSICAS – QUÍMICAS
O alumínio, por suas excelentes propriedades físico-químicas – entre as quais se destacam:




As propriedades físicas são as propriedades que se relacionam com as transformações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aluminio quimica
  • Quimica : aluminio
  • quimica aluminio
  • Quimica
  • Atps de quimica aluminio
  • Atps química industria do alumínio
  • atps química alumínio
  • Relatorio fisico quimica aluminio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!