quimica autoindu o

1624 palavras 7 páginas
Auto-indução
Sempre que houver variações de fluxo magnético num condutor surgirá nos terminais deste, uma fem induzida.
Quando o condutor induz em si mesmo uma força eletromotriz induzida, chama-se o fenômeno de auto-indução e diz-se que o condutor apresenta autoindutância.
A força eletromotriz induzida neste caso é conhecida também como torça eletromotriz de auto-indução.
O fenômeno da auto-indução é pequeno em circuitos com condutores retilíneos, mas aumenta consideravelmente quando o condutor é uma bobina.
Indução mútua - M
Normalmente, quando duas bobinas estão próximas, de forma que o fluxo produzido por uma atravesse o espaço da outra, são consideradas como estando mutuamente acopladas.
Cada uma das bobinas possui uma auto-indutância, pois elas podem produzir uma tensão induzida em seu próprio enrolamento como resultado da variação de seu próprio fluxo magnético produzido. Existindo um acoplamento magnético mútuo, a tensão induzida em uma bobina é também induzida na segunda bobina como resultado da variação do fluxo produzido. (Fig. 6.26)
Eletrotécnica geral
____________________________________________________________
____________________________________________________________
Curso Técnico em Eletrônica 93/93
Quando a chave é fechada, surge uma corrente na bobina 1 limitada apenas pela resistência dos condutores da bobina. Houve, então. uma variação de fluxo que era zero e chegou ao máximo. Este fluxo que enlaça as bobinas 2 e
1, pelas leis de Faraday e Lenz, induz na bobina 2 uma fem dada por: dt di
E M 1
2 12 = -
Onde
E2 - é a tensão induzida na bobina 2
M12 - é a indutância mútua da bobina 1 para a bobina 2 dt di1 - é a taxa de variação da corrente na bobina 1
Quando a corrente da primeira bobina aumenta, o campo magnético em ambas aumentou. Pela Lei de Lenz, a tensão induzida na bobina 2 é oposta à que foi desenvolvida quando a chave foi inicialmente fechada.
Se a situação das bobinas fosse invertida, ou seja, se a fonte CC e a chave fossem trocadas da

Relacionados