Quimica - acidos e bases

Páginas: 12 (2813 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2014
Ácidos e Bases




SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 02
2 ÁCIDOS E BASES DE ARRHENIUS 03
3 ÁCIDOS E BASES DE BRONSTED LOWRY 04
4 ÁCIDOS E BASES DE LEWIS 05
5 ÓXIDOS ÁCIDOS 06
5.1 Definição 06
5.2 Reações 07
6 ÓXIDOS BÁSICOS 07
6.1 Definições 07
6.2 Reações 08
7 ÓXIDOS ANFÓTÉRICOS 08
7.1 Definições 08
7.2 Reações 09
8 TROCA DE PRÓTONS ENTRE MOLÉCULAS DE ÁGUAS 09
9 ESCALA DE pH 10
10 pOH DESOLUÇÕES 11
11 CONCLUÇÃO 13
REFERÊNCIAS 14


1 INTRODUÇÃO
As funções mais importantes da química: ácidos e bases. São os grandes pilares de toda a vida de nosso planeta, bem como da maioria das propriedades do reino mineral. Íons carbonatos e bicarbonatos (ambos básicos) estão presentes na maior parte das fontes de água e de rochas, junto com outras substâncias básicas como fosfatos,boratos, arsenatos e amônia. Em adição, vulcões podem gerar águas extremamente ácidas pela presença de HCl e SO2. A fotossíntese das plantas pode alterar a acidez da água nas vizinhanças por produzir CO2, a substância geradora de ácido mais comum na natureza. A fermentação do suco de frutas pode vir a produzir ácido acético. Quando utilizamos nossos músculos em excesso sentimos dores provocados pelaliberação de ácido lático. 
Com tamanha frequência em nosso ambiente, não é de se espantar que os ácidos e bases tenham sido estudados por tantos séculos. Os próprios termos são medievais: "Ácido" vem da palavra latina "acidus", que significa azedo. Inicialmente, o termo era aplicado ao vinagre, mas outras substâncias com propriedades semelhantes passaram a ter esta denominação. "Álcali", outrotermo para bases, vem da palavra arábica "alkali", que significa cinzas. Quando cinzas são dissolvidas em água, esta se torna básica, devido a presença de carbonato de potássio. A palavra "sal" já foi utilizada exclusivamente para referência ao sal marinho ou cloreto de sódio, mas hoje tem um significado muito mais amplo. 
2 ÁCIDOS E BASES DE ARRHENIUS
Svant Arrhenius, no final do século XIX,desenvolveu um amplo trabalho sobre dissociação de compostos. Em 1887, ele propõe a teoria de dissociação iônica, a qual dizia, que determinadas substâncias, quando dissolvidas em água, davam origem à íons positivos e negativos.
As experiências às quais Arrhenius se fundamentou, se baseavam em condutividade elétrica em soluções aquosas.
Tendo estes conceitos de dissociação em mente, Arrhenius definiuum ácido como sendo um composto, que dissociado em água, libera íons H+.
H2SO4(l)    2H+(aq)   +   SO42-(aq)
 Arrhenius definiu as bases como sendo compostos, que dissociados em água, libera íons OH-.
NaOH (s)   Na+(aq)   +   OH-(aq)
Quando se mistura uma substância ácida com outra básica, ocorre o que chamamos de reação de neutralização, que é uma reação exotérmica, ou seja, que libera calorao ocorrer.
As reação de neutralização se baseiam na reação entre os íons H+ (do ácido) e os íons OH- (da base), formando água como um dos produtos.
H+  +  OH-    H2O
A definição de ácidos e bases de Arrhenius é utilizada até os dias atuais, entretanto, ela se aplica a poucas substâncias, principalmente, às que possuem H+ e OH- para serem liberados e só em meio aquoso.
3 ÁCIDOS E BASES DEBRONSTED LOWRY
A deficiência da definição de Arrhenius, ou seja, o fato de uma substância ser ácida ou básica somente em meio aquoso, provocou o estudo e surgimento de novas definições ("teorias") para ácidos e bases.
Em 1923, J. N. Brönsted e T. M. Lowry, independentemente, na Dinamarca e Inglaterra, respectivamente, propuseram uma definição mais ampla e genérica para ácidos e bases. A chamadadefinição protônica.
A definição protônica defini um ácido, como toda substância (molécula ou íon) capaz de liberar um próton (H+), e uma base, como toda substância (molécula ou íon) capaz de receber um próton.
Esta definição é muito mais ampla que a de Arrhenius, uma vez que o meio reacional não influi na propriedade de ser ou não um ácido ou uma base. Um exemplo disso é o H2SO4 (ácido sulfúrico)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica básica- ácidos e bases
  • Química geral
  • TRABALHO QUIMICA ACIDOS E BASES
  • Relatório de química: ácidos e bases
  • Relatório de química
  • Relatorio de Quimica acido Base
  • Indicadores ácido-base/quimica
  • Relatório de Química: Ácidos e Bases em

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!