Quimia-equilibrio, procedimento

304 palavras 2 páginas
1 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Em um tubo de ensaio foi colocado 2mL de dicromato de potássio e observado a sua cor. Logo após foi adicionado 2mL de acido clorídrico no tubo de ensaio com o dicromato de potássio, agitado e observado sua coloração. Posteriormente foi acrescentado ao mesmo tubo 2mL de hidróxido de sódio, agitado e examinado oque ocorreu.
2 RESULTADOS
Adição de acido clorídrico: quando adicionamos HCl na solução originou íons e segundo a equação : →+
Adição do hidróxido de sódio: quando adicionamos o NaOH na solução originou e segundo a equação: →+ 3 DISCUSSÃO
Segundo Princípio de Le Châtelier, quando ocorre uma alteração no estado de equilíbrio (adicionar ou retirar produto/reagente), tede a evoluir no sentido que contrarie essa perturbação, estabelecendo-se um novo estado de equilíbrio.

Coloração alaranjada coloração amarela (dicromato) (cromato)

Quando adicionado HCl no dicromato () em equilíbrio, a concentração de vai aumentar sendo assim, o equilíbrio vai se deslocar no sentido inverso(da direita para a esquerda) de forma a contrariar esse aumento. Mas ao mesmo tempo que o se consome, o também se consome e o se forma. A solução fica com uma concentração maior do dicromato que dá uma cor mais alaranjada.
Com a adição de NaOH o vai se consumir, então a reação se desloca no sentido direto (da esquerda para a direita) de forma a formar mais de . Assim também mais cromato () e a solução fica da mesma cor de quando nada foi adicionado.

4 CONCLUSÃO Nesta prática de equilíbrio foi possível notar que o equilíbrio químico pode ser perturbado com a presença de reagentes básicos(NaOH) ou ácidos(HCl), sendo assim reversível.

Relacionados

  • PARÂMETROS DE COR E CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO MARACUJÁ AMARELO
    174086 palavras | 697 páginas