quimaca basica

1526 palavras 7 páginas
Conceitos Básicos de Química

Por: Ana Paula Monteiro de Lima Cardozo

Conceito de matéria: tem massa e ocupa lugar no espaço.

Conceito de energia: é a grandeza que avalia a capacidade de um sistema a realizar trabalho. τ = F . d , onde: τ = trabalho; F é força e d é a distancia percorrida.

Energia cinética (Ec): é aquela relacionada ao movimento de um corpo ou objeto e é calculada pelo produto de sua massa (m) por sua velocidade (v) elevada ao quadrado, e divida por dois. Ec = m . v² 2
Energia potencial (Ep): é aquela armazenada em um corpo ou objeto quando esse é submetido a certas condições, como gravidade (g), elasticidade, eletricidade ou magnetismo. Sua intensidade varia conforme a massa (m) do corpo e sua posição ou altura(h) em relação a um nível de referencia. Ep = m . g .h

Energia mecânica (Em): é a soma de suas energia cinética e potencial.

Pressão: é uma força exercida por unidades de superfície. Por exemplo: no Sistema Internacional, o pascal (Pa), 1 pascal é a pressão exercida por uma força de 1 Newton, uniformemente distribuída sobre uma superfície de 1 metro quadrado.
Assim 1 Pa = N/m²

Pressão atmosférica (atm): é a pressão exercida pela atmosfera terrestre em qualquer ponto da mesma e pode ser expressa pela massa da coluna de ar sobre unidade de área, no ponto da, multiplicada pela aceleração da gravidade no mesmo ponto.

A tabela a seguir nos fornece os valores de conversão de uma unidade para outra.

Pressão

kPa

mmHg

atm

kPa

1

7,5

9,87 . 10-3

atm

101,325

760

1

mmHg

1,33 . 10-3

1

1,32 . 10-3

Temperatura: é a medida da agitação térmica das partículas que constituem a matéria.

Calor: é energia em trânsito. Q = m . c . Δt, onde; m é a massa, c é o calor especifico e Δt é a variação de temperatura.

Fase sólida: é aquela em que as partículas que formam a matéria estão mais organizadas e possui menor energia cinética.

Relacionados