QUILOMBOLAS

Páginas: 7 (1583 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
TURMA SERVIÇO SOCIAL 1 SEMESTRE








QUILOMBOS



Trabalho Apresentado á disciplina Formação social Política e Econômica do Brasil, do Curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná, sob a orientação da tutora Cida, como requisito para a obtenção de nota avaliativa da I unidade da respectiva disciplina.




1.0 Resumo:

O movimento quilombolas no Brasil remete agrandes pronunciamentos públicos frente à postura governamentais, tendo em vista que o governo precisa trabalhar mais na legislação que confere o acesso aos direitos das comunidades e as pressões do movimento social. Tentamos analisar, a partir de pesquisas feitas, como o governo brasileiro vem tratando a questão da titulação da posse de terras dos quilombolas e como o movimento quilombola questionaa falta de acesso em comunicações básicas de forma que vivem. Relatamos também dois estados brasileiros sobre a cultura e a economia de forma ampla da vida cotidiana dos quilombolas.

Palavras Chave: Situação dos quilombolas no Brasil.

















2.0 Abstract:

The Maroons movement in Brazil refers to large public statements against the government stance, consideringthat the government needs to work harder in the legislation that gives Access to the rights of communities and the pressures of the social movement. We try to analyze, from surveys such as the Brazilian government has been addressing the issue of land ownership titling of maroon and maroon as the movement questions the lack of Access to basic communications in order to live. Also report twoBrazilian states about the culture and the economy broadly everyday life of the Maroons.

Keywords: State of the Maroons in Brazil.

















SUMÁRIO
3.0 introdução.................................................................6
4.0 Fundamentação Teórica...........................................7
4.1 Comunidades Quilombolas de Minas Gerais............7
4.2Cultura.......................................................................8
4.3 Economia...................................................................8
5.0 Comunidades Quilombolas da Bahia.........................8
5.1 Cultura.......................................................................9
5.2 Economia...................................................................9
6.0 ConsideraçõesFinais................................................10
7.0 Referências Bibliográficas..........................................11























3.0 Introdução:

As comunidades quilombolas são povos de origem africana que eram escravizados e se refugiava para as comunidades quilombos na época do Brasil colonial período de maior formação no século XVI e XIX. Oterritório das comunidades quilombolas é uma concretização das conquistas afrodescendentes do Brasil fruto de muitas resistências ao modelo escravista. O interesse em pesquisar a situação real dos quilombolas surgiu através da curiosidade em como aqueles povos convivem, suas culturas e suas características. Através da pesquisa e das informações colhidas foi possível detectar que os Quilombolastem uma história que os diferenciam de todas as outras pessoas, é se assumir negro, ser diferente e fazer a diferença, respeitando suas origens e sua diversidade religiosa. É importante ressaltar que os quilombolas viveram mudanças próprias da realidade social brasileira e apesar de passarem por essas mudanças eles não abandonaram a referência que tem dos seus antepassados.
Portanto há espalhadaspelo Brasil muitas comunidades quilombolas remanescentes, que tiveram uma grande vitória em 1988, quando a constituição lhes garantiu o direito à posse de terras que ocupam. O atual processo de reconhecimento e titulação das comunidades remanescente de
Quilombos no Brasil tem gerado grande número de conflitos agrários, o que exige dessas populações uma articulação cada vez maior. Evidentemente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quilombolas
  • quilombolas
  • quilombolas
  • quilombolas
  • quilombola
  • quilombolas
  • Quilombolas
  • Quilombola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!