quilombolas

Páginas: 23 (5523 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
FACULDADE DE DIREITO














ANTROPOLOGIA JURÍDICA
Tema: Quilombolas












SALVADOR
Maio/2014


















TEMA: QUILOMBOLAS


















SALVADOR
Maio/2014
GILMARA DE JESUS ALMEIDA E SIMONE FIALHO

OS QUILOMBOLAS
HISTÓRICO:
O termo “quilombo” vem das palavras “kilombo” da língua Quimbundo e“ochilombo” da língua Umbundo. Em alguns lugares do nosso país, os quilombos também recebiam o nome de “mocambos”.
Em seu significado original, “quilombo” se referia a um lugar de repouso utilizado por populações nômades. No Brasil, a palavra tomou uma nova dimensão: chamava-se quilombo uma comunidade de escravos fugitivos. Nessas comunidades vivia-se de acordo com a cultura originalmente africana – sejaem âmbito cultural, religioso ou social. Em alguns quilombos, inclusive, tentou-se até mesmo a nominação de reis tribais.
Dedicados à economia  de subsistência e raramente ao comércio, alguns quilombos tiveram sucesso. Escondidos no meio das matas, aqueles que prosperaram se transformaram em aldeias. Há muitos registros de quilombos por todo o país, principalmente nos seguintes estados: Alagoas,Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.
De forma estratégica os quilombos se situavam nas matas. O local de difícil acesso era propositalmente escolhido para evitar uma recaptura e aqueles que estavam mais próximo das estradas garantiam pequenos saques e, por consequência, a sobrevivência dos quilombolas. Contudo por diversas vezes os quilombos nãoabrigavam só escravos, mas também índios e pessoas procuradas pela justiça.
Os habitantes dos quilombos, chamados “quilombolas”, eram escravos fugidos de seus senhores desde as primeiras fases do período colonial. Os mesmos em sua grande maioria sofriam com a perseguição dos donos de terras, pois havia interesse em retomar um escravo fugitivo e puni-lo como exemplo para os demais.
Em 1630,devido a invasão holandesa em Pernambuco, muitos senhores de engenho abandonaram suas terras. O que foi uma grande oportunidade para que muitos escravos fugissem e procurassem um quilombo, tornando-se, assim, quilombolas. O quilombo que mais abrigou refugiados por causa dessa ocorrência foi o Quilombo de Palmares, em Alagoas.
Fato que propiciou o crescimento do Quilombo dos Palmares, no ano de 1670,este já abrigava em torno de 50 mil escravos, também conhecidos como quilombolas, costumavam pegar alimentos às escondidas das plantações e dos engenhos existentes em regiões próximas; situação que incomodava os habitantes.Esta situação fez com que os quilombolas fossem combatidos tanto pelos holandeses que foram os primeiros a combatê-los, quanto pelo governo de Pernambuco, sendo que este últimocontou com os ser­viços do bandeirante Domingos Jorge Velho.
A luta contra os negros de Palmares durou por volta de cinco anos; contudo, apesar de todo o empenho e determinação dos negros chefiados por Zumbi, eles, foram derrotados. O quilombo foi dominado somente em 1695, após a investida militar do bandeirante Domingos Jorge Velho. Em 20 de novembro, Zumbi foi emboscado e morto.
Os quilombosrepresentaram uma das formas de resistência e combate à escravidão. Rejeitando a cruel forma de vida, os negros buscavam a liberdade e uma vida com dignidade, resgatando a cultura e a forma de viver que deixaram na África e contribuindo para a formação da cultura afro-brasileira.
Muitos quilombos, por estarem em locais afastados, permaneceram ativos mesmo após a abolição da escravatura em 1888.Eles deram origens às atuais comunidades quilombolas são os quilombos remanescentes. Existem atualmente cerca de 1.500 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares, embora as estimativas apontem para a existência de cerca de três mil. Grande parte destas comunidades está situada em estados das regiões Norte e Nordeste.
Os integrantes das comunidades quilombolas possuem fortes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quilombolas
  • QUILOMBOLAS
  • quilombolas
  • quilombolas
  • quilombola
  • quilombolas
  • Quilombolas
  • Quilombola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!