qUIJMICA

1253 palavras 6 páginas
ALUNOS: Lucas Estevão Turma:CI Lucas Couto Data:26/11/2013 Mateus Santos Turno: Noite Raphael Almeida Glauton Ferreira

Exercícios Corrosão

Questão (1)

A corrosão é o ataque destrutivo e não intencional de um metal. O ataque tem origem eletroquímica,ou seja, uma reação química na qual existe transferência de elétrons de uma espécie química para outra. Inicializado espontaneamente pela superfície.
Degradação é qualquer reação química destrutiva dos polímeros, causada por agentes físicos e/ou por agentes químicos. Os polímeros podem se deteriorar por inchamento e por dissolução. Sendo possível a ruptura de ligações covalentes como resultado de energia térmica, de reações químicas e de radiação eletromagnética.
A diferença entre eles é de que enquanto a maioria das reações de corrosão nos metais é eletroquímica, ao contrário, a degradação dos polímeros é físico-química , ou seja, envolve fenômenos físicos além de fenômenos químicos.

Metais: Corrosão
Cerâmicos: Corrosão
Poliméricos: Degradação
Compósitos: Degradação

Questão(2)
Os esforços e os avanços para combater a corrosão das estruturas metálicas se tornou algo necessário para uma longevidade e reais lucros na construção industrial. Isso é evidenciado quando analisamos o quanto os países tem gastado para descobrir e desenvolver processos que visam diminuir os efeitos nocivos da corrosão, o pensamento é bem simplista, quanto menor gasto maior será o lucro e crescimento. Mas os novos materiais que estão sendo desenvolvidos trazem consigo um preço muito alto, e acaba onerando todo processo. Para a solução desse problema utiliza-se processos industriais que acabam sendo mais baratos e com uma boa relação custo benefício, no qual aumentam a resistência e a

Relacionados