quetionario tomografia

2499 palavras 10 páginas
1- Nenhuma especialidade evoluiu tão rápido nos últimos 35 anos quanto a radiologia. Aqueles que trabalham na área da saúde, presenciaram a implementação clínica de extraordinárias inovações como ultra-sonografia, ressonância magnética, PET e tomografia computadorizada. Quanto ao exame tomográfico cite e descreva 5 características que o diferenciam da radiografia convencional (citar 0,25 pontos, descrever 0,75 pontos).
Quais são as vantagens e as desvantagens da tomografia computadorizada?
A maior vantagem da tomografia computadorizada em relação à radiografia tradicional é que ela permite o estudo de secções transversais do corpo, enquanto aquela apenas mostra as estruturas do corpo sobrepostas em um único plano, permitindo, assim, uma imagem espacial e maior nitidez. Outra vantagem é que ela permite distinguir entre si menores diferenças de densidade nos tecidos e desta forma é capaz de captar anomalias que não seriam visualizadas em radiografias comuns. Cada vez mais, este exame tem se tornado um dos mais requisitados métodos de diagnóstico por imagem.
As principais desvantagens da tomografia computadorizada residem no fato de utilizar radiação maior que uma radiografia tradicional. Essa radiação é ionizante e remove elétrons dos átomos por onde passa e isso tem um efeito negativo sobre o organismo. Embora o risco seja muito baixo, é de extrema importância que as exposições aos raios X sejam controladas e estejam dentro das normas vigentes.
Quando se deve usar a tomografia computadorizada?
A tomografia computadorizada é usada para detectar tumores, fraturas, obstruções circulatórias, alteracões nas estruturas orgânicas e outras anomalias teciduais, sendo mais precisa para tecidos moles que as simples radiografias. Hoje em dia a tomografia computadorizada vem perdendo terreno para a ressonância magnéticaem virtude de duas grandes vantagens dessa última: imagens com maior definição e o fato de não usar energia radioativa. 2- Os primeiros Scanners de

Relacionados