Quesões de citologia

1415 palavras 6 páginas
1. CONCEITUE CICLO CELULAR, DESCREVA SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA E CITE AS SUAS FASES.
R: É importante para a reprodução assexuada em muitos organismos, crescimento dos organismos pluricelulares, renovação de tecido e regeneração de estruturas, e também assegurar a estabilidade genética ao longo das gerações. O ciclo celular é basicamente o período de vida de uma célula. As células passam a existir no momento em que surgem a partir da divisão de outra, pré-existente, chamada célula mãe ou célula parental. O ciclo termina quando a célula se divide e deixa de existir, gerando duas células filhas.
O ciclo é dividido em duas etapas:
Interfase: compreende aproximadamente 95 % do tempo. É o período entre duas divisões celulares, no qual a célula está executando suas funções normais, inclusive se preparando para a divisão.
Divisão celular ou fase M: é o fim do ciclo celular, onde, como mencionado, uma célula mãe se divide e deixa de existir ao mesmo tempo em que gera duas células filhas.

2. COM QUAIS CÉLULAS OCORRE MITOSE E MEIOSE? JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA E DESCREVA SOBRE A IMPORTÂNCIA DESTAS DUAS DIVISÕES CELULARES.
Meiose só ocorre em células germinativas, produtoras de gametas (espermatozóide e óvulos); com divisões sucessivas. A meiose é um processo de divisão celular na quais células diplóides, ou seja, com dois lotes de cromossomos, dão origem a quatro células haplóides, com apenas um lote de cromossomos.
A mitose é a divisão celular que ocorre nas células somáticas vegetais e animais (células não sexuais) onde são produzidas inúmeras células a partir de uma só célula genitora. É um processo contínuo que é dividido didaticamente em cinco fases: Prófase, metáfase, anáfase, telófase, nas quais ocorrem grande modificações no núcleo e no citoplasma. Ela serve para repor células velhas e/ou danificadas e para formar células reprodutivas que serão capazes de originar um novo ser.

3. CONCEITUE INTERFASE E DESCREVA SOBRE SUA IMPORTÂNCIA.
A interfase é o

Relacionados