Questões sobre empreenddedorismo

809 palavras 4 páginas
1- Existe certa confusão entre os termos “empreendedor” e “empresário”. Diz-se que um empresário pode ser empreendedor, mas que um empreendedor nem sempre é um empresário. Você concorda ou discorda dessa afirmativa? Argumente dando suporte à sua resposta.
Empresários, via de regra, possuem algumas ou várias das características empreendedoras mencionadas na literatura. Não fosse isso, não se arriscariam em abrir um novo negócio. Congelariam com a possibilidade de fracasso. No entanto, existem casos de pessoas que não tem esse tino, mas que o desenvolvem em função de boas oportunidades que lhes caem às mãos. Por outro lado, a atitude empreendedora não é necessariamente ligada ao fato de a pessoa ser um empresário. Seja em casa, no estudo ou no trabalho, mesmo como funcionário, qualquer pessoa pode demonstrar iniciativa e se colocar sempre à disposição para enfrentar desafios e aprender mais.

2- Estudiosos têm mostrado que os principais fatores que condicionam a conquista do sucesso da organização estão mais fora do que dentro dela. Discuta essa afirmação em grupo e responda se o grupo concorda, ou não, justificando a resposta.
O ambiente externo deve orientar o planejamento para o processo de tomada de decisão adequado, conforme as necessidades e expectativas da organização. Em outras palavras, é aquele que indica as prováveis oportunidades que a empresa pode aproveitar para alavancar seu crescimento. Por outro lado, se a organização não estiver preparada (internamente) para as oportunidades que aparecem, será inútil a identificação da oportunidade. Por outro lado, mudanças de cenário devem levar a reflexões sobre necessidade de revisões das estratégias e dos planos de ação. Conclusão: se oportunidades encontrarem a empresa preparada, teremos sucesso, mas se as ameaças a encontrarem despreparada, ela pode encontrar dias muitos difíceis.

3- Ao surgir a idéia de se criar um PN, algumas questões devem ser respondidas a priori para se evitar perder o foco

Relacionados

  • Casa Flor estudo do pequeno negócio
    5000 palavras | 20 páginas
  • texto casa flor
    5414 palavras | 22 páginas