Questões de Sistemas Operarionais

375 palavras 2 páginas
Samuel Bezerra de Lima
João Victor R. de Souza

1. O que é swapping?
O swapping é uma técnica aplicada à gerência de memória, para programas que esperam por memória livre para serem processados.

2. O que é memória virtual?
Memória virtual (virtual memory) é uma técnica sofisticada e poderosa de gerência de memória, onde a memória principal e secundária é combinada, dando ao usuário a ilusão de existir uma memória muito maior que a memória principal.

3. O que é paginação?
Paginação (paging) é a técnica de gerência de memória onde o espaço de endereçamento virtual e o espaço de endereçamento real é dividido em blocos do mesmo tamanho, chamados de páginas.

4. Explique o que é paginação por demanda (demand paging) ?
As páginas dos processos são transferidas da memória secundária para a principal apenas quando são referenciadas. Este mecanismo é chamado paginação por demanda (demand paging).

5. Com relação a estratégia de memória, o que é Localidade?
Localidade é a tendência que existe em um programa de fazer referências a posições de memória de forma quase uniforme, ou seja, a instruções próximas.

6. Qual é a definição dada por Denning para working set?
Work set é o conjunto de páginas constantemente referenciadas pelo processo, devendo permanecer na memória principal para que execute de forma eficiente.

7. Qual é o maior problema na gerencia de memória virtual por paginação?
O maior problema na gerência de memória virtual por paginação não é decidir que página carregar para a memória, mas quais páginas remover.

8. Quais são as principais estratégias adotadas pelos sistemas operacionais para a realocação de páginas?
Aleatório, First-in-First-Out (FIFO), Least-Recently-Used (LRU), Not-Recently-Used (NRU), Least-Frequently-Used (LFU).

9. O que é segmentação?
Segmentação é a técnica de gerência de memória, onde os programas são divididos logicamente em sub-rotidas e estruturas de dados e colocados em blocos de informações na memória.

Relacionados

  • moinhos de cimento
    2685 palavras | 11 páginas
  • AMBIENTAL
    98026 palavras | 393 páginas
  • trabalho de icms
    25661 palavras | 103 páginas