Questões de Discussção - Case DOVE

545 palavras 3 páginas
Disciplina: Gestão Mercadológica

CASE DOVE

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO:

1) A pesquisa feita por Dove constata que os padrões de beleza difundidos pela mídia não estão em adequação com aqueles que as mulheres identificam como possíveis e viáveis. Faça uma análise levantando quais as possíveis consequências desta constatação para a vida das pessoas em geral.

A busca pelo bem estar é uma constante humana, ao menos é o que o texto afirma. E para existir esse bem estar a beleza é um atributo a ser considerado, a ser perseguido. Ao momento em que a mídia idealiza um padrão de beleza praticamente inalcançável, por meios naturais, a mulher sente-se impotente e incapaz de alcançar tal padrão. Frustrada de não ver suas expectativas tornarem-se realidade, a mulher cria uma relação de “ódio” com seu corpo. Em resumo, a mulher não aceita-se pois acha que para estar bela deve ser como a mulher vendida no marketing, isso as leva, em geral, a 3 possíveis comportamentos. Busca interminável, gastando recursos e deformando o corpo natural para que esse atinja o patamar empurrado pela mídia. A mulher pode tornar-se desistente, não aceitando nem seu corpo e nem vendo condições de muda-lo, seja por falta de recursos ou pelo aspecto natural de seu corpo, causando uma constante insatisfação com sua aparência. E por fim a mulher pode aceitar-se como é e gostar de sua aparência natural, o que, de acordo com a pesquisa da Dove, é o caso da minoria das entrevistadas.

2) Explique por que a Campanha pela Real Beleza posiciona Dove como uma marca de vanguarda. (Procure analisar os vários aspectos envolvidos na questão.)

Não apenas pelo seu caráter de tentar renovar os padrões de beleza, e nem por tentar trazer estes mais próximos de uma realidade acessível as mulheres, mas por embasar tudo isso com uma real pesquisa que investiga mulheres de diferentes raças, credos e nacionalidades. Ao questionar o que é a beleza para elas e comparar com os estudos atuais da estética, a

Relacionados