QUESTÕES ACERCA DO TEXTO “A INTERPRETAÇÃO DAS CULTURAS, DE CLIFFORD GEERTZ”

2222 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

QUESTÕES ACERCA DO TEXTO “A INTERPRETAÇÃO DAS CULTURAS, DE CLIFFORD GEERTZ”

SANTO ANDRÉ
2013

Marx, K.;Engels, F. Manifesto comunista.
Questões para discussão:

1. Como os autores justificam a seguinte afirmação: “A história de todas as sociedades tem sido a história da luta de classes”?

Os autores começam a citar diversas classes de períodos históricos diferentes e logo de início podemos notar a oposição entre elas através do contraste social gerado pelo conhecimento prévio que temos sobre elas, além disso, as classes são postas lado a lado para aumenta mais ainda o contraste. Finalizando essa citação eles dizem de forma implícita que poderiam ser classificados apenas como “opressores e oprimidos”.
Dessa forma podemos concluir que, a partir do momento em que a civilização concebeu classes sociais, a humanidade passou a ser divida entre “opressores e oprimidos”. O objetivo disso é mostrar que a luta de classes não é apenas um fundamento criado por eles no momento em que o manifesto foi escrito, mas sim que a luta de classes é um fenômeno histórico e pode ser observado em diferentes épocas, algo de certa forma cotidiano, que possa passar despercebido
Outro argumento usado para demonstrar essa disputa entre as classes, além da citada acima, é mostrar a maneira em que a burguesia, de classe inferior na idade média, começou a tomar poder até conquistar o topo na revolução industrial, invertendo completamente os papéis, tornando-se uma exploradora da classe criada por ela mesma, a classe dos proletariados.

2. Quais as condições históricas que propiciaram a ascensão da burguesia?
Nos primórdios da história, havia uma completa divisão da sociedade em classes distintas, uma escala graduada de condições sociais. Na Baixa Idade Média, quando as cidades começaram a se formar e crescer, artesãos e comerciantes começaram a emergir como uma força econômica. Eles formaram

Relacionados

  • Barth O Guru O Iniciador
    79616 palavras | 319 páginas
  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas
  • Discriminação racial
    255947 palavras | 1024 páginas
  • LIVRO DE PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA
    168516 palavras | 675 páginas