Questooes software e hardware

1259 palavras 6 páginas
Exercícios do Capítulo 2 – Conceitos de Hardware e Software

1 - Quais são as unidades funcionais de um sistema computacional?
As unidades funcionais são: processador ou unidade central de processamento, memória principal e dispositivos de entrada/saída.

2 - Quais os componentes de um processador e quais são suas funções?
Um processador é composto por unidade de controle, unidade lógica e aritmética, e registradores. A unidade de controle (UC) é responsável por gerenciar as atividades de todos os componentes do computador, como a gravação de dados em discos ou a busca de instruções na memória. A unidade lógica e aritmética (ULA), como o nome indica, é responsável pela realização de operações lógicas (testes e comparações) e aritméticas (somas e subtrações).

3 - Como a memória principal de um computador é organizada?
A memória é composta por unidades de acesso chamadas células, sendo cada célula composta por um determinado número de bits. Atualmente, a grande maioria dos computadores utiliza o byte (8 bits) como tamanho de célula.

4 - Descreva os ciclos de leitura e gravação da memória principal.
No ciclo de leitura, a UCP armazena no MAR, o endereço da célula a ser lida e gera um sinal de controle para a memória principal, indicando que uma operação de leitura deve ser realizada. O conteúdo da(s) célula(s), identificada(s) pelo endereço contido no MAR, é transferido para o MBR. No ciclo de gravação, a UCP armazena no MAR, o endereço da célula que será gravada e armazena no MBR, a informação que deverá ser gravada. A UCP gera um sinal de controle para a memória principal, indicando que uma operação de gravação deve ser realizada e a informação contida no MBR é transferida para a célula de memória endereçada pelo MAR

5 - Qual o número máximo de células endereçadas em arquiteturas com MAR de 16, 32 e 64 bits?
MAR=16 bits número max células = 216
MAR=32 bits número max células = 232
MAR=64 bits número max células = 264

6 - O que são memórias

Relacionados