Questonário Cinesiologia

1515 palavras 7 páginas
Claretiano Centro Universitário

Curso: Educação Física Bacharel
Disciplina: Cinesiologia e Biomecânica

A atividade referente à avaliação contínua constará de um elenco de questões que deverão ser respondidas pelos alunos individualmente e entregue na data estipulada pelo professor no ambiente portfólio. Esta atividade tem valor cinco (5,0) e será somada a avaliação final com valor cinco (5,0) para obtenção da média.. O aluno que obtiver média igual ou superior a seis (6,0) estará automaticamente aprovado. A entrega da atividade após o prazo estipulado acarretará em prejuízo na nota, a saber: para cada dia de atraso será descontado um valor de 0,2 pontos. A não entrega da atividade acarretará em nota zero (0,0).
Estas questões nortearão os estudos para a prova final.

Questões:

Unidade 1.
1) Qual é a definição de Cinesiologia?
O termo cinesiologia é uma combinação de dois verbos gregos. Kinein e Logos, que significam mover (Knein) e estudar (Logos), assim temos que cinesiologia é a ciência dos movimentos do corpo. O estudo da cinesiologia combina a anatomia – que é a ciência da estrutura do corpo, com a fisiologia, que é a ciência da função do corpo.

2) Quais são os planos e eixos de movimentos?
Plano frontal ou coronal que divide o corpo em parte anterior e posterior.

Temos também o plano mediano que divide o corpo em lado direito e esquerdo.

E, finalizando, temos o plano horizontal ou transverso que divide o corpo em parte superior e inferior.

3) Quais movimentos ocorrem em cada plano em eixo?
Plano frontal ou coronal ocorrem os movimentos de Abdução (que é o movimento que afasta o segmento da linha média do corpo) e adução (que é o movimento que aproxima o segmento da linha média do corpo), neste plano também ocorre a Inclinação lateral.
Sempre que falamos de movimento articular, falamos de movimento angular, e este ocorre em torno de um eixo. No caso dos movimentos do plano frontal o eixo é o antero posterior ou eixo Z.

Plano mediano Neste plano

Relacionados