Questonario de geografia e historia

1670 palavras 7 páginas
questionario de geografia e histora 1 rgunta 1

“O ensino de história possui objetivos específicos, sendo um dos mais relevantes o que se relaciona à constituição da noção de identidade. Assim, é primordial que o ensino de história estabeleça relações entre identidades individuais, sociais e coletivas, entre as quais se constituem como nacionais.” (PCNEF vol. 5.1, p. 26) Isso significa que: Resposta a. O ensino de história deve garantir a princípio a formação de identidades particulares, para que possa paulatinamente, chegar à noção de identidade nacional. b.
O professor deve conceituar e explicar a importância da identidade, para que o aluno possa ter um caráter e uma conduta de acordo com os princípios da convivência social. c. O ensino de história deve garantir, primeiramente, a noção de identidade nacional, e posteriormente se ater às individualidades particulares. d.
A noção de identidade deve ser trabalhada nas múltiplas relações que possam ser estabelecidas no tempo e no espaço, para que o educando possa se tornar agente histórico. e.
O ensino de história exige o conhecimento da humanidade em todos os tempos, para que o aluno estabeleça relações com a atualidade.

0,5 pontos
Pergunta 2

Indagando-se sobre o papel e o objetivo do conhecimento histórico, alguns autores afirmam que: “é para fazer com que o aluno produza uma reflexão de natureza histórica; para que pratique um exercício de reflexão que o encaminhe para outras reflexões, de natureza semelhante, em sua vida e não necessariamente só na escola (...)”

Segundo o texto acima, pode-se inferir:

O conhecimento histórico, assimilado pelo aluno durante os anos de escolarização, permite uma análise crítica sobre a realidade que o cerca.
II) O conhecimento histórico, assimilado pelo aluno durante os anos de escolarização, não permite uma análise crítica sobre a realidade que o cerca, pois a história trata do passado, do acontecido e não o ajuda a

Relacionados

  • Literatura infanto juvenil 5 e 6
    1570 palavras | 7 páginas
  • Rel Torio De Estagio
    9704 palavras | 39 páginas
  • Metodologia cientifica
    18570 palavras | 75 páginas