questoes urbanar

911 palavras 4 páginas
A Questão Urbana
A intensidade e as características da urbanização em todo o mundo geraram dois grandes problemas nesse final de século: a questão urbana e a questão ambiental. A deterioração ambiental, seja da cidade ou do campo, é problema antigo e sempre existiu na história da humanidade. 0 que é novo, neste final de século, é a intensidade dos processos de degradação ambiental que acompanham a urbanização, resultando em crescente vulnerabilidade das cidades, problema agravado pela intensidade da concentração urbana. A partir da Conferencia das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, (Rio 1992), reforçaram-se as iniciativas visando associar as duas questões. A Conferência Habitat II dá ênfase a questão urbana ambiental ao definir a sustentabilidade como princípio e assentamentos humanos sustentáveis como objetivo a ser perseguido.

Os mais graves problemas ambientais são principalmente um efeito da urbanização sobre os ecossistemas, provocando uma crescente contaminação dos recursos naturais, principalmente o ar e a água.

No mundo urbano a realidade socioambiental de uma grande parcela da população está marcada pelas dimensões da exclusão, do agravo, do risco, da falta de informação e de educação sanitária e ambiental. Esse quadro é ainda agravado pelos sérios danos a qualidade de vida decorrentes de verdadeiras cirurgias urbanas realizadas a título de resolver problemas de circulação que resultam na perda de identidade, legibilidade e rigidez dos espaços urbanos.

Embora a ação de proteção ao meio ambiente e à conservação dos recursos naturais tenha se intensificado na última década, a preocupação com os problemas ambientais urbanos (brown agenda) ainda não recebeu a mesma atenção da agenda verde, sendo muito recente a explicitação do componente ambiental nas políticas urbanas.

Assim, a crise ambiental urbana representa um tema muito propício para colocar em debate a necessidade de novos compromissos com o desenvolvimento

Relacionados