Questoes sobre cralota joaquina

356 palavras 2 páginas
1) Qual a importância das características “peculiares” do filme para o entendimento da história do Brasil?
Uma família desajustada, onde com 10 anos Carlota Joaquina se casa com D. João por questões políticas. Uma Família que não tinha uma estrutura sólida para lidar politicamente com outros países, cujo príncipe não tinha nenhuma “capacidade” de governar Portugal. Carlota se incomodava com tudo no Brasil (mosquitos, as casas onde viviam)”.
O filme é bastante caricatural, mostrando uma Família Real de forma exagerada e muitos dos acontecimentos do filme foram verdades.

2) Identifique e analise a passagem natural e cultural no momento da chegada da Família Real Portuguesa em terras brasileiras.
Paisagem Natural: Florestas, a grande biodiversidade da fauna brasileira (grandes variedades de repteis, pássaros como araras)
Paisagem Cultural: as construções (Igrejas, Casarões, Praças), O Rio de Janeiro com seus relevos (Pão de Açúcar). E os próprios Índios e Negros com seus costumes de danças. O Candomblé, As Missas, Maracatu.

3) Qual a relação no sec. XIX entre Portugal, Espanha, Inglaterra e França?
Primeiramente o casamento de Carlota e D. João foi por interesse políticos (Espanha e Portugal)
Portugal tinha uma integração com a França, devido a isso Napoleão queria que Portugal corta-se as relações comerciais com a Inglaterra, pois estava em guerra com a mesma. D. João queria agradar tanto a Inglaterra como Napoleão (França) por isso acaba entrando em acordo com os ingleses onde para tentar enganar Napoleão os portugueses comprariam os bens da Inglaterra fazendo com que os franceses acreditassem no fim das relações comerciais.
A Espanha não se aliou a França pelo contrario ela a enfrentou.
Eram muitos os interesses econômicos, políticos entre esses países.

4) Explique as questões econômicas destacando as dificuldades na aquisição de produtos na “incipiente” produtividade de diferente gêneros (a venda das galinhas).
Com a chegada da Família

Relacionados