Questoes Para Treinamento Etica Direito Hellip

346 palavras 2 páginas
Introdução à Filosofia: Ética
Questões para treinamento

1) Qual é a estrutura do argumento a favor do relativismo cultural? Por que este argumento não é válido? O fato de o argumento não ser válido torna o relativismo cultural uma teoria falsa?

2) O que podemos aprender com o relativismo cultural, ainda que não consideremos esta uma boa teoria sobre a moralidade?

3) O que significa defender a tese do subjetivismo ético? Por que esta teoria não precisa necessariamente resultar em uma forma de relativismo?

4) Quais são as dificuldades com a teoria segundo a qual algo é certo porque Deus ordenou que assim o fosse? Como é possível contornar essas dificuldades no interior de uma perspectiva religiosa?

5) Quais são as dificuldades com as teorias morais que recorrem à noção de lei natural?

6) Faça uma distinção entre a tese do egoísmo psicológico e a tese do egoísmo ético.

7) Mostre quais são as dificuldades da teoria do egoísmo psicológico.

8) Quais são os argumentos possíveis em favor do egoísmo ético?

9) Uma teoria utilitarista da moral possui pelo menos três componentes: o consequencialismo, o hedonismo e uma noção de imparcialidade. Como os utilitaristas interpretam cada um desses três componentes e que tipo de dificuldades cada um deles pode suscitar?

10) Quais são as respostas que um utilitarista pode dar às objeções que são dirigidas contra a teoria?

11) Em que consiste o critério proposto por Kant e pelos kantianos para decidir se uma determinada ação é moralmente permissível? Que tipo de dificuldade esse critério pode gerar?

12) Explicite a divergência entre os utilitaristas e os kantianos em relação à natureza do castigo. Qual das duas perspectivas você considera mais aceitável?

13) Quais são as características básicas da condição humana que tornam o contrato social a única escolha racional para os seres humanos na perspectiva de Hobbes?
14) Explicite o que está em jogo no dilema do prisioneiro e como ele pode ser usado para ilustrar a teoria

Relacionados